Gostaria de comentar neste
texto a questão da privatização da principal rodovia de acesso a Nossa Cidade. Desde maio de 2009 que
o governo do estado privatizou na gestão do Ex- Governador Serra a Rodovia
Marechal Rondon, com as seguintes justificativas: enquanto
a maioria dos usuários reclama da cobrança de pedágio, o governo adverte que
com a arrecadação é possível investir na ampliação, modernização, operação e
conservação das rodovias, reservando os recursos dos cofres públicos para
educação, saúde e segurança pública e para outras obras de infra-estrutura.
Conforme o governo estadual, as rodovias gerenciadas pela iniciativa privada geram ISS (Imposto Sobre Serviços) para os municípios cortados por elas. Já as rodovias administradas pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem), como é hoje (digo era) o caso da Rondon, não recolhem esse tipo de imposto porque o departamento é um órgão governamental e, por isso, isento do recolhimento do ISS. Será que isto ocorreu?
Conforme o governo estadual, as rodovias gerenciadas pela iniciativa privada geram ISS (Imposto Sobre Serviços) para os municípios cortados por elas. Já as rodovias administradas pelo DER (Departamento de Estradas de Rodagem), como é hoje (digo era) o caso da Rondon, não recolhem esse tipo de imposto porque o departamento é um órgão governamental e, por isso, isento do recolhimento do ISS. Será que isto ocorreu?
Subtende-se
que com esta AÇÃO a atual empresa privada QUE ADMINISTRA passaria a tomar conta
desta rodovia com mais zelo e infra estrutura básicas para que pudéssemos
utilizá-la de modo condizente quando pagamos os pedágios. Fato este que não
ocorre, pois se avaliarmos as condições de pista de Castilho a Araçatuba, por
exemplo, observaremos que em uma distância de aproximadamente 130 km encontramos
tanto na ida quanto na volta vários buracos na pista e asfaltos abrasivos, pois
esta história de pagarmos barato as taxas de pedágios é fictícia, cito: três
pedágios de ida e três pedágios de volta no percurso
Castilho/Araçatuba/Castilho com valor aproximado de R$22,00 (vinte e dois reais).
E, ao longo destes anos, só vejo escavações, raspagens de asfalto e novas
coberturas asfálticas. Agora, o que é engraçado é que se prolongarmos nossa viagem
até Bauru toda pista terá uma qualidade muito melhor com a mesma concessionária. Será que é por que estamos mais próximos da divisa de estado e nos tornamos
esquecidos?
Depoimento do presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens e Passageiros da Região Noroeste do Estado de São Paulo (Sindicato dos Caminhoneiros), Sérgio Barsalobre, Fonte o “Liberal Regional”, disse que constantemente recebe reclamações de seus filiados sobre a rodovia Marechal Rondon. No entanto, motoristas que utilizam a Rondon estão descontentes com o custo benefício dos pedágios.
“Esta é a pior rodovia privatizada do Estado de São Paulo. Sabemos que é a rodovia que dá lucro, e ela não vem recebendo as devidas manutenções como as outras. Muitos motoristas deixam de passar por aqui só para desviar dos buracos. Quem vem do Mato Grosso, por exemplo, desvia por Itapura, Pereira Barreto até a Feliciano Sales Cunha”, revelou o sindicalista.
Outro fato relevante diz respeito aos munícipes que moram depois do pedágio, já pararam pra pensar? São moradores de nosso município e, por serem bairros rurais, quantas vezes necessitarem virem a Castilho terá que pagar pedágio. Isto é justo? Entendo que muitos necessitam vir para a cidade com objetivos diversos e são um potencial em consumo para o comercio local, mas com estas taxas, muitos deixam de vir para a cidade com uma maior periodicidade.
Privatizações: precisamos estar atentos! Nem sempre são as melhores soluções.
Depoimento do presidente do Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens e Passageiros da Região Noroeste do Estado de São Paulo (Sindicato dos Caminhoneiros), Sérgio Barsalobre, Fonte o “Liberal Regional”, disse que constantemente recebe reclamações de seus filiados sobre a rodovia Marechal Rondon. No entanto, motoristas que utilizam a Rondon estão descontentes com o custo benefício dos pedágios.
“Esta é a pior rodovia privatizada do Estado de São Paulo. Sabemos que é a rodovia que dá lucro, e ela não vem recebendo as devidas manutenções como as outras. Muitos motoristas deixam de passar por aqui só para desviar dos buracos. Quem vem do Mato Grosso, por exemplo, desvia por Itapura, Pereira Barreto até a Feliciano Sales Cunha”, revelou o sindicalista.
Outro fato relevante diz respeito aos munícipes que moram depois do pedágio, já pararam pra pensar? São moradores de nosso município e, por serem bairros rurais, quantas vezes necessitarem virem a Castilho terá que pagar pedágio. Isto é justo? Entendo que muitos necessitam vir para a cidade com objetivos diversos e são um potencial em consumo para o comercio local, mas com estas taxas, muitos deixam de vir para a cidade com uma maior periodicidade.
Privatizações: precisamos estar atentos! Nem sempre são as melhores soluções.
Professor Toninho.
tapar os buracos da Rodovia não é favor feito ao usuário é obrigação, que consta na concessão de 30 anos -Via Rondom cumpra o seu papel , já que o nosso ( pagar pelo uso da rodovia )é cumprido todas as vezes que temos que usar esse pedaço de chão....
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