Como opositores queremos deixar bem claro
que o objetivo deste grupo é de levar ao conhecimento de nossa população
informações que dizem respeito à transparência dos atos públicos, desta forma,
não temos interesse de denegrir ou acusar ninguém, mas sim sensibilizar a nossa
comunidade na importância de virem a participar mais ativamente nas questões
políticas que envolvem nosso município.
Quero me referir sempre a “Nossa
Cidade” porque procurarei trazer informações sobre os fatos que vêem a
acontecer no nosso município. Quero falar de “Educação”, tarefa difícil, pois é
um discurso de palanque que se perde no decorrer dos mandatos, mas não
impossível de se rever e dialogar a respeito de como ela anda, pois para a
possibilidade de desenvolvimento é de suma importância elevar o nível de
conhecimento de nossa comunidade. Haja vista que nos últimos quatro anos
tivemos um crescimento populacional tanto na área rural como urbana notório,
principalmente, no que diz respeito aos novos bairros próximo ao centro, o que
implicara ao administrador publico uma responsabilidade maior de atender esta
demanda do crescimento, melhorando e ampliando os serviços de Saúde,
Transporte, Esporte e Lazer, Coleta do Lixo, Educação e outros.
Origens do FUNDEB
Decêndio
|
1º
|
2º
|
3º
|
Total
|
FPM
|
15.167,03
|
5.473,54
|
16.481,64
|
37.122,21
|
FPE
|
1.098,57
|
396,46
|
1.193,79
|
2.688,82
|
IPI-EXP
|
128,87
|
781,55
|
874,43
|
1.784,85
|
Complementação da União
|
0,00
|
0,00
|
0,00
|
0,00
|
Lei Complementar Nº 87
|
0,00
|
0,00
|
2.506,34
|
2.506,34
|
ITR
|
289,65
|
56,46
|
22,08
|
368,19
|
IPVA
|
37.780,23
|
73.315,55
|
113.225,72
|
224.321,50
|
ITCMD
|
2.207,93
|
506,28
|
2.147,13
|
4.861,34
|
ICMS
|
249.100,44
|
67.686,54
|
179.761,16
|
496.548,14
|
Total
|
305.772,72
|
148.216,38
|
316.212,29
|
770.201,39
|
O somatório é de R$5.277.000,00 (cinco milhões
duzentos e setenta e sete mil reais), aproximadamente, sem fechar o terceiro
decêndio do mês de outubro. A forma que estes recursos devem ser gastos é a
seguinte: O mínimo de 60% remuneração dos profissionais do magistério
(professores e profissionais que exercem atividades de suporte pedagógico, tais
como: direção ou administração escolar, planejamento, inspeção, supervisão e
orientação educacional) em efetivo exercício na educação básica pública e
os 40% restantes em ações de manutenção e desenvolvimento, também da educação
básica pública. Como exemplo de manutenção, gostaria de citar que esta verba
poderia ser gasta na revitalização das quadras de esporte nas escolas
municipais. Será
que estamos precisando? Vejam estas imagens.
Após estas
imagens, quero lhes dizer que nesta quadra que já existe há décadas foi feita a
cobertura a cerca de 14 anos atrás e depois disto apenas uma manutenção em
relação à pintura das estruturas metálicas. Minha pergunta é: se os recursos
que chegam mês a mês e 40% deles são para manutenção, porque não foram
utilizados desta forma? Mais uma vez pergunto: será que esta quadra não precisa
de uma iluminação, uma troca de piso, arquibancadas? Precisamos saber
fiscalizar melhor os recursos públicos.
Quero dizer
que a falta de transparência na aplicabilidade dos recursos públicos na
educação não é de hoje e como educador muito me preocupo com a qualidade da
educação pública municipal. Pois, se os recursos estão chegando, aonde esta o
erro? Até quando conviveremos com este descaso? As pessoas precisam entender
que, ao eleger seus representantes, estes, por sua vez, devem ir muito mais
além do que ficar atrás de um gabinete imaginando o que os diversos setores da
administração pública municipal precisam, é necessário escutar o dia-dia das
escolas, das repartições da saúde, do esporte, da agricultura e daí por diante.
Pois, sem o comprometimento de nossa comunidade como um todo, se torna muito
difícil revertermos este quadro e olhem que citei apenas os recursos da
Educação, sem a contrapartida do município que é de mais 25% de tudo que vier a
arrecadar em impostos locais; e os demais recursos que chegam ao município,
será que estão sendo aplicados de maneira correta? Será que se tivéssemos uma
arrecadação menor teríamos tantas pessoas buscando o poder?
Professor Toninho Barros
Parabéns pelo texto meu querido amigo Toninho, sou seu admirador. Faltam homens como você em Castilho, em todos os sentidos da palavra.
ResponderExcluirÉ revoltante o que se vê nesta cidade, uma arrecadação altíssima e uma realidade medíocre. Enquanto a educação for produto de troca e barganha política, como é há muito tempo, aqueles que podem terão que mandar seus filhos para Andradina, para o Anglo ou Objetivo. Não falo isso para diminuir nossos educadores, nem os de sala, nem os de Gestão, que como eu, também são vítimas de um sistema "sepulcro caiado". Mas aqui é assim: Eu te prometo um cargo e você e sua família votam em mim. É o puro e "lícito" rabo preso. Assim, fica combinado: Não me cobre nada que eu te mantenho. O pior é que tem muita gente que gosta, acostuma e concorda.
Acho que dá pra perceber em minha escrita subconsciente que há mágoa em mim, mas mais do que isso há um vulcão em meu ser; Dá a impressão de calmaria, mas há uma revolta e uma enorme vontade de Mudança. Podem me tirar o que quiser, P... Mas eu também me OPONHO.
Profº Giovany.
Texto bonito, mas que pena que na prática esta longe de funcionar. Entra governo e sai governo, e quase sempre são as mesmas pessoas envolvidas na questão da educação. Sempre temos um conselho fraco, que dar amém a tudo, e longe de fiscalizar as verbas via Fundeb para as escolas e também para merenda escolar. Comprometimento de boca para fora também é maravilhoso. Comecemos em nossas casas a cuidar da educação dos nossos filhos.
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