terça-feira, 6 de maio de 2014

A balança torta dos justiceiros brasileiros

A multidão ensandecida grita: Mata!
Paus, pedras, espinhos, socos, cusparadas...
O sangue derramado nos justificou, afinal só o sangue derramado aplaca a ira de “deus”.
É necessário que este ser impuro seja sacrificado, para que nossa alma impura seja limpa...
Mas, qual o crime o cometido para que essa criatura de Deus seja castigada de tal maneira?
Acredita-se que seja adorador do demônio!
Nossa, então vamos extirpa-la do nosso meio...
E assim morreu Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos. De Jesus estava internada, em estado gravíssimo, na UTI do hospital Santo Amaro desde Sábado (03) e veio a falecer ao terceiro dia do seu espancamento, na segunda-feira (05).
A multidão, ao saber de um boato espalhado pela internet de que a mesma havia sequestrado uma criança para realizar rituais de magia negra, resolveu agir, afinal, quando o Estado é omisso, é compreensível que o povo resolva fazer justiça.

Porém, após a justiça feita, viu-se que a dita justiça foi injusta, pois a mulher acusada de bruxaria tinha apenas cometido o crime de ser parecida com um retrato falado divulgado por um jornal. Ah, mas então vamos reparar o erro cometido...Infelizmente, para morte não há como se remediar.
O mal de se deixar o julgamento a cargo da multidão é que mesma não tem conhecimento total dos fatos e, por isso, tende a julgar pela emoção do momento.
Meu medo é que um dia saia um boato sobre mim, sobre meus familiares, amigos e que a próxima Fabiana seja próxima a mim. Meu pavor é que alguém que me é querido seja confundido com aquele que o povo ache que mereça a sua justiça. Fico assustado em pensar que a dor que sofreu os familiares dos Amarildos, Claudias, Fabianas entre outros tantos que não chegam ao nosso conhecimento, pode um dia ser a minha dor.

Se um dia eu for esbofeteado pela mão pesada desta “justiça”, que não é cega, nem muda, nem surda, o que terei que fazer? Fazer justiça?

Silvio Coutinho

Um comentário:

  1. O pior de tudo é q parece q o único problema q está sendo noticiado e comentado é o pequeno engano, e não o espancamento em sí. Se fosse a mulher certa estava tudo certo... Viva os Sheherazades!

    ResponderExcluir