sexta-feira, 9 de maio de 2014

#somostodosbananas




Interessante como às vezes um simples ato, um, digamos, contra-ataque, pode quebrar uma escrita e tornar as coisas diferentes. Há muito tenho percebido e pensado sobre esse tipo de atitude, mas ainda não consegui definir ou teorizar nada palpável para colocar no papel. Vamos à tentativa.
Houve uma polêmica semanas atrás com o já costumeiro preconceito racial que os europeus tem com relação a todos que estamos no hemisfério sul. Outra vez jogaram uma banana para um jogador não-europeu, um subdesenvolvido. Como eles se esquecem que aquilo que eles praticam lá só se parece um pouco com futebol por conta dos subdesenvolvidos?!
Mas, desta vez, houve uma reviravolta. Por Deus, como são emocionantes as reviravoltas desta nossa vida! Daniel Alves, lateralzaço multicampeão com o Barcelona, foi “presenteado” com uma banana, mas, ao invés de fazer bico e se portar como o sub-humano que eles pensam que somos, ele resolveu contra-atacar. O lateral pegou a banana, descascou-a e, com a naturalidade de quem sabe o que realmente é, comeu um pedaço. BRILHANTE!
O que mais se vê hoje em dia é gente se fazendo de coitada, reclamando do tempo, da vida, de tudo, mas não fazendo nada pra mudar. É gente querendo casa e gastando a grana no boteco, são pais querendo bons filhos e gastando muito tempo consigo próprios.
Claro, não posso me furtar em dizer que o que veio depois foi um desastre. Pra que não achem que aderi ao tal do #somostodosmacacos, quero que fique claro que pouca coisa que veio depois do brilhante gesto do Daniel Alves pode se aproveitar. Desde Neymar e seu imparável instagram até o zé ruela do Luciano Hulk, passando pelo povo maria-vai-com-as-outras do facebook, nunca vi algo tão legal virar uma coisas tão babaca.
Outro diferencial foi o que aconteceu com o tal torcedor de raça evoluída. O próprio clube, além da justiça, resolveu puni-lo. Agora ele nunca mais poderá entrar no estádio do time para o qual torce. Novamente BRILHANTE! Entretanto, aqui, no país do futebol, as coisas não acontecem desse jeito. Ano passado teve um torcedor do Corinthians que matou outro jovem torcedor adversário com um sinalizador. Uns doze torcedores vândalos ficaram presos na Bolívia por uns meses e assim que foram soltos voltaram para o estádio para barbarizar.
Pra não entrar na onda de só achar o que acontece de ruim e ressaltá-los além do devido, prefiro ficar com o que de bom aconteceu, ou seja, a reação de Daniel Alves ao racismo e a punição ao racista otário. Que possamos ver isso acontecer mais vezes daqui pra frente. #somostodosbananas

Márcio Antoniasi

Um comentário:

  1. nossos governantes, nossos representantes, nossos educadores, nos administradores, nossos herois, nossos mestres, nossos comerciantes, nossos exemploes e etc e etc nao estao mais jogando as bananas no campo, ja estao é enfiando com casca e tudo e nem estamos percebendo, esta é a verdade.

    ResponderExcluir