segunda-feira, 2 de junho de 2014

Concurso castilhense



Olha Castilho novamente nas páginas policiais! Menos de 24 horas depois do fim do concurso vem uma denúncia gravíssima contra o certame. Há na prova para psicólogo perguntas tiradas de outra prova já aplicada na cidade de Jales/SP.
Gambiarra em concurso público castilhense?! Nem me causa assombro. Ficaria mais espantado se a coisa tivesse corrido na tranqüilidade, com a seriedade e a adequação pertinentes. A gente ouve muita coisa que já houve outrora, em diferentes governos. O roteiro é sempre o mesmo, mas os personagens de terror vão mudando. Desta vez, parece que alguém esqueceu de ler o script...
É, pra mim, bem mais um problema estrutural e de caráter coletivo do que qualquer outra coisa, afinal quem está no poder faz exatamente as mesmas coisas que denunciava quando oposição. Não se trata de oposição às atitudes erradas e desonestas, mas, sim, de uma oposição por não estar ele próprio se beneficiando das facilidades trazidas pela detenção do Poder.
Não se pode, claro, colocar a culpa somente em quem está no Poder. Se tem o corrupto do lado de lá é porque do lado de cá também tem o espírito de porco que vai pedir um jeitinho. Justifica o corrupto? Jamais! Ele recebe (e bem demais) pra fazer o que é certo. É utopia minha? Claro que é! Mas é o que deveria acontecer.

Quando vi a notícia lembrei logo dessa reportagem do Fantástico sobre as fraudes em concursos por todo o Brasil, principalmente nas prefeituras. De todo o mal que se pode enumerar, dois causam-me extrema ojeriza.
O primeiro é o mais óbvio. Ao colocar um servidor que passou no concurso por meios escusos, coloca-se mais um corrupto na administração pública. Não há outro nome. Se você que me lê se utilizou (ou tentou usar) dessas artimanhas, saiba que você é CORRUPTO. A segunda exige um pouco de ética e amor ao próximo, duas qualidades em falta no mercado. Muita gente gasta tempo e dinheiro se preparando para um concurso. Tirá-las do cargo pra colocar um zé ruela apadrinhado é de cair o cu da bunda.
Espero sinceramente que esse concurso seja ANULADO! Nada dessa conversinha de validar as questões pra todos os candidatos. O Certame está irremediavelmente maculado. Espero, ainda, já que a prefeitura não tem nada a ver com isso, que a empresa seja denunciada ao Ministério Público ou, pelo menos, substituída por outra um pouco mais séria.
Por precaução, eu vou esperar sentadinho da silva...

Márcio Antoniasi

Um comentário: