quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Meu nome não é Leonard!



Minha primeira lembrança do Leonardo era de quando ele ainda se chamava Leonard, nome miseravelmente brega... daqueles tipo que os colegas da escola ficam zuando, dizendo "hummm... Leonaaaaaaaaaard, é?".  Mas ele era só uma criança, meio gordinha, vestido de caubói e acompanhado de um cara com um violão (seu pai, talvez). Ele cantava Love of my life, do Queen. Cantava de maneira pedante, diga-se de passagem. Mas era o modo de ser sertanejo daquele tempo. "Aquele tempo" que eu digo era há poucos anos atrás. E "naquele tempo" o sertanejo era só romântico, meloso e intragável. Hoje, ele passou no vestibular, virou universitário. Perdeu um pouco do exagero, ficou "mudérninho", baladeiro ao invés de romântico, pegador ao invés de meloso. Mas continua intragrável como sempre, na minha humilde opinião.
A última lembrança que tenho de Leonardo, ainda Leonard, foi num dos poucos bailes em que eu fui na minha vida. Baile do Havai, talvez. Ele se apresentou antes da banda, causando tédio na platéia e muita vergonha alheia em mim. Nem me lembro quanto tempo faz isso. O vi certas vezes na rua, sempre cercado de meninas, o safadinho. Mas cantando, faz um certo tempo que não o via... ou ouvia, que seja. 
É você percebeu que esse texto não começou da maneira ideal. Mas não vou ser mentiroso. Olho essa promissora passagem do Leonardo pelo programa Ídolos com um certo interesse, mas pouca empolgação. Não me empolgo muito fácil, ainda mais com coisas que saiam da gigantesca órbita do meu umbigo. Assisti um vídeo na net, na qual ele se apresenta pela primeira vez ao jurados. Passa com facilidade e louvor. Mudou muito, se tornou um belo rapaz, tem carisma e passa uma humildade sincera. E está muito seguro e preciso quando canta. 
Está cantando bem? Está, sim. Eu desafino até chamando a minha mãe. Mas, sinceramente, isso nem é o mais importante. Quando vi sua apresentação, cravei que ele tinha grandes chances no programa. É um garoto como Leonardo que eles procuram. Outros podem cantar mais, mas as qualidades que eu descrevi acima pesam demais ao seu favor. Não se admire se tivermos um Ídolo cantilhense. Castilhense ou treslagoense? Não. Apesar de ter enchido o saco da minha amiga Joyce Possebon, na net, eu acho boba qualquer polêmica em cima de ele ter dito ser sul-mato-grossense, no programa. Primeiro, porque ele realmente viveu um tempo em Três Lagoas. Segundo, porque pega muito melhor, sendo sertanejo, dizer que nasceu no Mato Grosso do Sul do que dizer que nasceu em..Castilho? onde é isso? E se pega bem, faz um bom marketing, quem somos nós pra metermos o bedelho? 
Mas o que mais me chamou atenção no vídeo foi a reportagem feita antes da seletiva. Nela, mostrou-se algo que eu não sabia: a coragem que ele e a família tiveram em sair de Castilho e ir pra Sampa correr atrás do seu sonho. Isso é louvável. Talento não é nada sem coragem. Castilho já teve seus talentos. Alguns boleiros daqui poderiam estar com a vida feita, jogando por algum grande time por aí. Mas, ou se acovardaram ou ficaram embevecidos pelo próprio talento, achando que a oportunidade bateria à sua porta. E ela não vai bater. Leonardo soube disso e foi bater na porta da oportunidade. Poderia sair de lá desanimado, mesmo envergonhado. Está sendo vitorioso até agora. Será um ídolo? Bem, meu, nunca, meu caro conterrâneo. Foi mal, não é minha praia. Mas já tem a minha admiração e respeito. Não vale 500 mil, mas valeu esse post

Juliano Cardoso


QUEEN - LOVE OF MY LIFE


7 comentários:

  1. A melhor parte Foi" naquele tempo o sertanejo era só romântico, meloso e intragável. Hoje, ele passou no vestibular, virou universitário. Perdeu um pouco do exagero, ficou "mudérninho", baladeiro ao invés de romântico, pegador ao invés de meloso. Mas continua intragrável ... " ROCK WIN'S Parabéns Pelo Texto Juliano Cardoso .

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu texto, eu gosto bastante quando você fala sério hahaha De minha parte, continuo torcendo e votando, tem algo mais bacana do que ver alguém atingindo o seu "objetivo de vida" de maneira honesta?!
    P.S - E pare de encher meu saco na net (palavras suas) que eu fico irritada e me nascem rugas!

    ResponderExcluir
  3. Eu tbm fiquei surpreso qndo vi no programa. Ta cantando muuuito melhor, talvez pela idade. Tomara que vença.
    Ah, e tem muito sertanejo 'tragável' sim, principalmente os mais antigos

    ResponderExcluir
  4. Louvável em partes os “letreiros” , digo “letreiros” porque conheço muito bem a natureza do narrador; um tanto que “extracomplicada”... , porém tem meus “aplausos, minha admiração pelo seu ponto de vista um tanto que arrogante em alguns trechos do texto, deixando bem claro a estamparia do blog “Opositores”, isso é cara dele.Entretanto; tem seu lado positivo um tanto que construtivo para os leitores, na primeira parte todos nos sabemos que “musicas sertanejas” nunca foram a praia do Juliano, pra ele são berrações ...Mas seus dias de “gafanhoto” ainda vão chegar, mesmo que não admita agora... ele vai estender uma rede bem caipira, ligar sua “vitrolinha” um tanto que aguda , com seu “ Pen drive de vinil “... ao son de Tião carreiro...hadassa vai esta la... “tira essa música tio” rsrsrsr...Não desviando do assunto; a segunda parte mostra a dificuldade e a soberba um tanto que tola dos que tem dons e não admitem que precisam correr pelos seus sonhos... me parecendo mais sonhos do que ideais....ficam justificando suas torpes glorias numa rodinha de amigos um tanto que simplórios ... De outro lado, Leonardo tem minha admiração... ao dizer sou do Mato grosso do Sul, foi um voto de protesto contra a péssima administração pública municipal de nossa cidade... conta-se pelas vielas de Castilho, que a muito tempo ele foi chamado para cantar em nossa cidade , veio com toda sua família de São Paulo, para cantar para os que admiram a música Sertaneja, após o termino, aplausos e beijos, autógrafos ,etc. e tal ...Uma certa cidadã pediu para ele abrir a carteira e disse: - “aqui seus 500 reis”, palhaçada pensei agora... agora entendemos porque as vezes é bom ser Mato-grossense... aqui esta meu voto decepção pela falta de valorização do nosso povo...Quem quer ver ...paga.......

    ResponderExcluir
  5. Olha, quero deixar apenas uma breve correção. Ele não só morou em Três Lagoas, como nasceu lá. Pode não ser muito, mas creio ser suficiente para dizer que é de treslagoense. Isso importa? Porque já muitas pessoas criticando o fato dele ter dito que é natural de Três Lagoas.

    ResponderExcluir
  6. Pouco tempo tem o povo! Muita coisa pra fazer tem o povo! O povo é sempre sofrido e ocupado! Não parece. Peder tempo discutindo sobre a origem de quem quer que seja, quando se tem uma certidão de nascimento? Não existe outra classificação, senão perda de tempo. Quem tem tempo pra perder, não pode se queixar que não tem tempo. Por isso, perdi este tempo pra dizer que o povo de Castilho tem muito tempo. Leonardo Cavalcante nasceu em Três Lagoas, município do estado de Mato Grosso do Sul. Para o povo perder mais tempo, seria melhor uma mentira sobre o local de seu nascimento? Ôo povo pra ter tempo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me gusta sua retorica, a forma como expõe as idéias. Mostra revolta, provocação, mas também vejo humor ai no meio. Adoraria ler trabalhos seus.

      Excluir