sexta-feira, 26 de outubro de 2012

QUAL O FUTURO QUE QUEREMOS PARA O NOSSO MUNICÍPIO?



Quero, neste primeiro momento, agradecer a oportunidade de compartilhar o meu pensamento neste BLOG que tem por objetivo sensibilizar a nossa comunidade na importância de se inteirar de fatos e ações que vem ocorrendo em nosso município e que não podem ficar alheios aos nossos olhos. Enxergarmos aquilo que queremos é muito cômodo para uns poucos privilegiados. Quero entender que moramos num País democrático e, como tal, gostaria de viver numa comunidade mais justa e igualitária, possibilidade dura e difícil de acreditar, mas com a união deste grupo faremos acontecer o elemento multiplicador de informações reais a nossa comunidade. Não queremos desmascarar ninguém, mas sim levar nossa comunidade a uma reflexão de que precisamos nos envolver em tudo o que diz respeito ao nosso município e que nossos administradores não venham subestimar a capacidade que temos de pensar e expressar nossas idéias, pois, acima de tudo, faremos sempre subsidiados de informação, jamais de maneira infundada visando denegrir algum segmento. Somos os Opositores, por isto vamos à luta por uma Castilho melhor.


NOSSA CIDADE!

Tenho conversado ultimamente com algumas pessoas mais próximas do meu dia-dia e que muito tem se preocupado com o Futuro de nosso Município. Será que valores morais, caráter e honestidade estão fora de moda em muitas de nossas atitudes diárias? Coloco-me neste grupo, pois, como educador e tenho ficado muito preocupado e apreensivo. Como os nossos jovens estudantes irão conduzir estes valores em suas vidas futuras? 
Questiono porque na última atração em nossa praça, mas especificamente na Virada Esportiva, programa promovido pelo Governo do Estado, me deparei com alguns ex-alunos não muito distantes de mim com atitudes totalmente fora do contexto social, sem o mínimo de respeito às regras pré-estabelecidas pela organização do evento nas mais variadas atividades esportivas oferecidas e, como se não bastasse, o uso de palavras de baixo calão de maneira intensa por meninos e meninas que iam da faixa etária dos 8 aos 17 anos, aproximadamente. Nas filas, alguns que esperavam sua vez se deparavam com um empurra empurra, enquanto palavras mágicas e simples como "Por favor" e "Dá licença" não faziam parte de seu vocabulário. Então pergunto: aonde está o erro? Como que muitas destas crianças e adolescentes estavam ali sem a presença de qualquer maior responsável para conduzi-los ou até mesmo orientá-los? 
Sim, sem dúvidas, a solução está na Educação. Mas, reverter este quadro caótico em que me deparo, com jovens precocemente sem nenhum elemento norteador em suas vidas, é tarefa difícil, já que, em contrapartida, cada vez mais famílias  estão sendo constituídas por uma gravidez irresponsável. Chegaremos aonde? Dependerá, sim, de uma força tarefa que envolva todas as esferas do Poder Público, Comunidade, Igreja e todos aqueles que se sensibilizem em eliminar este caos em que o nosso município caminha. Fatos de cidade grande acontecem e aconteceram nos últimos anos em uma cidade que era tida como pacata. Até quando conviveremos com este descaso? Não aguento mais ouvir! Com a arrecadação que o Município tem não era para estar assim. Precisamos ter transparência na aplicação dos recursos públicos, temos que ter um administrador no Executivo e Legisladores que vá ao encontro de sua comunidade para elencar quais os setores que mais necessitam de ações.
Para solucionar os problemas de caráter emergencial, médio e longo prazo nos mais variados setores que compõem a administração publica municipal, se faz necessário um envolvimento maior de nossa comunidade, pois quando acontecem situações em que nos sentimos lesados aí queremos procurar nossos Direitos. Mas, e os Deveres? Estamos cumprindo nossas ações como cidadãos conscientes? Precisamos refletir e nos organizar.

Professor Toninho

7 comentários:

  1. acredido que um dos pilares para transformação seja a educação, mas para q haja mudança é necessario que o individuo queira mudar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza Digo,podemos ter em nosso municipio os melhores palestrantes em diverso segmentos, mas se a comunidade não quiser se envolver e aceitar as mudanças, nada disto trará resultados,

      Excluir
  2. é verdade,cada dia que passa a educação esta "fora de moda" mas é isso mesmo que os nossos políticos querem,pessoas sem uma educação tanto de casa como da escola, pq ai fica mais fácil ser corrompido por eles,para que mais uma vez daqui 4 anos tenham pessoas dispostas a vender seus votos por 50 reais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renata, temos que fazer nossa parte como cidadãos de bem se não esta política suja vai perpetuar por Décadas. Obrigado...

      Excluir
  3. Infelizmente, a educação só dá resultado a longo prazo. Por isso é sempre relegada. Também é de difícil solução porque não basta que se disponibilize recursos; é preciso que se resolva outras questões que se interligam com ela. Os professores precisam de melhores salários, mas também precisam se comprometer com a reciclagem profissional. É preciso melhorar a qualidade do ensino, mas é preciso que, desde cedo, a criança tome gosto pelos estudos. É preciso ensinar a criança a ler desde cedo. Mas, como, se os pais normalmente trabalham fora e só chegam à noite em casa, cansados? Precisaria combater a evasão escolar. Mas isso exigiria o combate às drogas. Seria necessário combater a gravidez precoce (que contribui para a evasão escolar). Mas, como, se na TV, na internet, no dia-a-dia, o que se vê é "boquinha na garrafa", "dar uma fugidinha com você"? Controle dos pais. Mas, como, de quais instrumentos dispões os pais? É um assunto intrincado. Se a coisa começar hoje, talvez só dê resultados daqui uns 15 ou 20 anos ... Mas é preciso começar ...

    ResponderExcluir
  4. O que se percebe em relação a má educação é a falta de ensinamentos nos básicos que deveriam ser aprendidos em casa pois a função da escola é dar suporte para um aprendizado pedagógico a escola tem o papel de abrir portas para que o aluno venha a acumular conhecimento que será necessário para o seu futuro para que possa descobrir os dons que tem e buscar o seu lugar no campo de trabalho , não cabe ao educador ensinar boas maneira , respeito ao próximo , tolerância , faz parte de uma educação familiar , pois infelizmente a premissa “ nada se cria tudo se copia “ esta ai a olhos vistos, pois se eu estou acostumada a viver em uma comunidade onde pedir por favor , pedir licença para transitar não acontece , certamente eu vou replicar o que eu vivo no meu dia a dia , ou seja essas palavrinhas mágicas não são usadas e certamente eu não irei aplicá-las no meu dia a dia , por isso defendo que a família tem que participar na vida do seu filho na escola e incentiva- lo também a buscar um religião pois sem Deus as coisas ficam muito mais difíceis ... A família representa um grupo social primário que influencia e é influenciado por outras pessoas e instituições. Lilife

    ResponderExcluir
  5. com certeza minha amiga anonima, concordo com voce e por isto vamos a luta desisitir jamais.Valeu....

    ResponderExcluir