segunda-feira, 13 de maio de 2013

Moda e Comportamento






Dias atrás teve o baile do MET, um baile de gala que abre a exposição do Metropolitan Museum of Art de Nova York. A exposição que começou esse mês se chama PUNK: Chaos to Couture e mostra a influência do punk na moda. Óbvio que me interessei inicialmente só pelas roupas das famosas, ver os vestidos, a maquiagem, o cabelo... coisa de mulher, sacomé.  Mas foi justamente o punk que me chamou muito a atenção. Na verdade, com o tema fiquei pensando na influência que um determinado estilo de música tem no nosso modo de vestir, e me lembrei de como me vestia há tempos atrás de acordo com que estava ouvindo na época.
Lembro-me que por volta dos onze anos, adorava Backstreet Boys. Tinha todos os cd´s e sabia cantar todas as músicas.  Como a maioria das meninas do mundo, sonhava que o Nick era meu namorado. Ficava na frente da TV só esperando o momento em que ia passar o clipe deles pra gravar no videocassete e quando eles apareciam, eram sempre  acompanhados de gritinhos histéricos meus e das minhas irmãs. Quanto às roupas que usava não me lembro ao certo, sei que minha mãe costurava algumas peças que queria.
Na adolescência, a fase em que estava contra tudo e contra todos (não sei por que), era quando andava com roupas cheias de alfinetes, bottons e buracos na calça jeans. Buracos mesmo, que até colocava cola de prova por eles (que coisa feia!). Queria colocar piercings e vários brincos na orelha. Pena que minha mãe não deixava porque dizia que era coisa do diabo. Também foi nessa época que comecei a gostar de Nirvana, Legião e quis aprender tocar violão, só  pra cantar como o Kurt e o Renato no acústico deles. Esta fase rebelde que todo adolescente passa é bem a cara do punk. Como já cantava o Kurt: smell like teen spirit.
Após essa fase, estava mais preocupada com o futuro, com o que iria ser quando crescer. Era tempo de estudar, e muito. Nessa época ouvia bastante Beatles. As roupas já estavam mais sóbrias, afinal tinha que trabalhar e ter responsabilidades. Mas peças pretas sempre presente no armário, pois um pretinho básico é sempre necessário.
Agora, tudo se acalmou. Bem, por enquanto. Não preciso mais provar nada pra ninguém. Ouço samba, danço até funk e arrocha em festas e me divertido muito! De vez em quando ouço bossa nova: Tom Jobim e João Gilberto, cantores que achava chato quando meu pai ouvia lá em casa. Ultimamente estou encantada por Alabama Shakes (), The Black Keys e Queens of the Stone Age. Também ouço coisas mais antigas, como The Doors, Red Hot Chilli Pepers, Radiohead e muito Los Hermanos. Nas roupas, uma jaqueta de couro básica, calça jeans desfiada, camisetas de banda e all star, porque acho que o que é bom convém permanecer independente da idade.
E você, em que fase está?
Thaís Coelho

8 comentários:

  1. Que massa... Confesso que fui imaginando tudo, à medida que ia lendo. Bom, acho que o bom e velho all star e jeans nunca saem de moda e integram a maioria dos estilos. Super curti!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom! Acho que muitas pessoas que nasceram na década de 80 se identificam com as fases da vida que exprimem esse texto.

    ResponderExcluir
  3. Parabens Thais, sou estudante de moda, e concordo com voce. A musica tem altissima influencia no vestuario, e alem disso, as chamadas fases, haha. Adoro seus textos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada Jhonatan!! Você não sabe o quanto fico feliz que esteja gostando dos meus textos!
      Abraço

      Excluir
  4. Parabéns Thaís Coelho, gosto muito dos seus textos. Também já tive essa fase das roupas rasgadas, rabiscadas, cheias de alfinetes. Mas hoje em dia vivo uma fase de reconhecimento, acho que ainda não me encontrei totalmente dentro de um estilo, você entende? E enquanto não acho nada muito a minha cara vou usando e experimentando um pouco de tudo!

    ResponderExcluir
  5. Acho que é normal a gente demorar um pouco pra se encontrar num estilo. Mas chega uma hora que você já sabe o que funciona bem e que fica legal em você. E aí você percebe que não precisa estar na moda, andando igual a todo mundo...
    Fico muito feliz por estar gostando!
    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Muito bom.
    Com certeza a música influencia demais na escolha de roupas e estilos.

    ResponderExcluir