quarta-feira, 1 de maio de 2013

Biografia


Biografia é um dos gêneros literários que mais gosto de ler. Por meio da leitura da vida de personagens reais é possível conhecer outra realidade e se inspirar de várias maneiras. O fato de saber que são pessoas que realmente existem ou existiram contribui para o fascínio que as biografias exercem, dando aquela sensação de que cada um de nós também pode fazer a diferença de alguma forma. Por isso,  resolvi contar de duas biografias que li há um tempo e que gostei muito.
A primeira biografia é da parisiense Kiki de Montparnasse. Ela foi uma mulher emancipada que viveu livremente sua vida amorosa e sexual na efervescência boêmia dos anos 20. Modelo e musa de vários pintores famosos, como Picasso e Modigliani, também era amiga de ninguém menos que o escritor Ernest Hemingway. A fotografia "Le Violon d’Ingres" (1924) é uma das mais famosas dela, tirada por Man Ray, fotógrafo, pintor e companheiro de Kiki.   
O livro é uma premiada história em quadrinhos francesa. Este fato facilita e instiga a leitura, sendo daqueles livros que você lê em um dia. Para mim, que estava fascinada pelos anos 20, a narrativa da ascensão e queda da estrela foi mais uma forma de imersão nessa década tão glamourosa.

                                     Capa do livro e fotografia "Le Violon d’Ingres" .

Let´s talk about sex, drugs and rock and roll? A clássica e famosa tríade do rock está presente na próxima biografia. Na verdade é uma autobiografia, pois foi a própria pessoa quem escreveu suas memórias. O livro se chama Vida, de Keith Richards, guitarrista e vocalista do Rolling Stones. Nele, ele conta sobre o início da banda, sua paixão pela música, a relação com drogas e seus envolvimentos afetivos.
A composição das músicas é contada de maneira tão legal, que mesmo eu não sendo fã da banda tive interesse em baixar algumas delas (sou daquelas que só conhecia Satisfaction e mais duas ou três músicas deles, rs).
                                                              Capa do livro. 

Devo dizer que este foi um dos primeiros livros que eu queria que não acabasse! Keith é tão carismático que me apaixonei por ele! Sabe aquela sensação de que o cara podia ser seu amigo, que é gente boa com todo mundo?

Thaís Coelho

Para quem se interessar em ler, os livros são: Kiki de Montparnasse, José-Louis Bocquet (roteiro) e Catel Muller (arte). Editora: Galera Record e Vida, Keith Richards. Editora: Globo Editora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário