sexta-feira, 17 de maio de 2013

FORA DO MAPA: A CULTURA E CASTILHO



 Certa vez, um grande professor de literatura brasileira me disse: “A arte não serve para nada. Entretanto, se a retirarmos da humanidade, pouco nos sobrará”. Demorei algum tempo para começar a entender esse quase paradoxo. Ou melhor, demorei um tempo considerável para conseguir conviver com ele.
As “ciências humanas” ou, como corrigiria outro grande professor de literatura, as “humanidades”, são constantemente surradas por argumentos pragmáticos que questionam sua “função” no desenvolvimento da sociedade. Argumentos como os abaixo, de Luiz Carlos Prates, vejam:

 Quem tem competência e vergonha na cara não sacode bandeira vermelha em praça pública no Dia do Trabalho: sai para o trabalho! Ao observarmos este trecho, fica evidente que Prates questiona a função das humanidades no desenvolvimento de uma ideia de sociedade. Ideia positivista, preocupada com a manutenção de uma determinada força de trabalho e sua ordem, em que o que importa é a propriedade burguesa e seu espaço. Ideia que quase nunca encontrou conforto na atividade intelectual das humanidades, principalmente na Arte.
Lembro-me de quando estudei (esteticamente), pela primeira vez, Dom Casmurro na universidade. Ia ansioso para as aulas, esperando pelo dia que a professora revelasse se Capitu traiu ou não Bentinho. Fiquei indignado quando ela nos disse que não sabia. Fiquei maravilhado quando ela nos fez entender que a dúvida causada pela articulação estética de Machado de Assis, que me deixou dias em agonia (como o próprio Bento Santiago), era o motivo da grandeza da obra. A dúvida, a incerteza, a insegurança, enfim, as humanidades...
Um tubo de esgoto em Andradina-SP.  Não há lugar melhor para reclamar da falta de amor.

Sendo assim, em que a Arte pode contribuir para a afirmação de um sistema que se quer seguro, intocável? Realmente, em nada. A Arte não servirá para nada.
Em Castilho, ao menos dois fatos me fazem acreditar que as palavras fascistas de Prates são a materialização de uma ideologia que está disseminada no ar. O primeiro é o de que em mais de cinco meses de novo governo municipal, a cidade ainda não tem um diretor de cultura que tenha um projeto coerente para o seu desenvolvimento no município (fala-se em alguém fazendo trabalho voluntário). Estão nomeando por ordem de importância? O outro, que é decorrente do primeiro, é a recusa da administração em realizar a fase municipal do Mapa Cultural Paulista 2013/2014 (perderam os prazos ou é apenas contenção de despesas com algo que não serve para nada?).
Eu na fase municipal do Mapa Cultural (2008), categoria Conto.

Há 10 anos estou envolvido com música. Tenho uma banda de Rock. Vi muitos talentos se apagarem pela falta de incentivo. Quando, por sorte, não mataram o esquecimento se entregando destrutivamente às drogas, simplesmente formataram-se, dedicando-se às coisas mais “úteis”.
Para finalizar, volto ao quase paradoxo do início. Quarta-feira eu ouvi de um terceiro professor de literatura o seguinte: “Os cães sonham. Alguém já os observou sonhando? Eles se mexem, se contorcem. Li que isso ocorre devido a um determinado elemento de seu cérebro. Lá eu li também que se esse elemento for retirado do cérebro o cão morre em pouco tempo, louco”. Apesar de não ter provas científicas disso, creio que talvez seja isso que reste à humanidade sem a Arte: morrer louco como um cão sem o direito do sonho.

Samuel Carlos Melo.

7 comentários:

  1. Antonio Cândido, em "O direito à literatura", coloca a arte e a literatura como algo essencial ao ser humano, algo básico para sua sobrevivência, assim como a água e o alimento. Como afirmação de seu argumento, o escritor diz que o homem não consegue viver vinte e quatro horas por dia sem adentrar-se no universo ficcional, e que prova disso é o nosso próprio sonho:
    "O sonho assegura durante o sono a presença indispensável deste universo, independentemente da nossa vontade. E durante a vigília a criação ficcional ou poética, que é a mola da literatura em todos os seus níveis e modalidades, está presente em cada um de nós, analfabeto ou erudito, como anedota, causo, história em quadrinhos, noticiário policial, canção popular, moda de viola, samba carnavalesco.(CANDIDO,1995, p.174)."
    Como você bem disse, Samuel, sem a arte, sem o sonho, muito pouco nos sobra...assim como aos cães.

    ResponderExcluir
  2. Reflexão espetacular Samuel. Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. apoiado, opositor ao cargo de diretor de cultura!!!

    ResponderExcluir
  4. Belas palavras, você escreve muito bem.

    ResponderExcluir
  5. Um bom texto só será considerado um bom texto, se tiver a alma do autor, se for presente a paixão desse autor pelo que produz. Parabéns, nesse texto percebe-se essa paixão. O Brasil precisa de mais pessoas apaixonadas pela produção literária, só assim será possível manter viva a Literatura Brasileira.

    ResponderExcluir
  6. volta Joni, a população clama, volta joni. Taí o presente

    ResponderExcluir