quarta-feira, 15 de maio de 2013

Inverno de 64



Texto originalmente publicado no Jornal do Portal Castilho , no dia 11/03/2013.


Qual é a relação entre as pequenas cidades de Castilho-SP, no Brasil, com a norteamericana Bronsh, localizada no estado de Óregon, Estados Unidos? Antes que você possa responder a esta pergunta, considere acontecimentos envolvendo as duas cidades no ano de 1964, só que numa perspectiva lançada a partir de 2013?
Ficou curioso(a)? Pois é exatamente um convite como este que o jovem escritor José Antonio da Silva Junior fez a centenas de leitores de toda a região que nos últimos meses tem recorrido ao site http://www.clubedeautores.com.br/book/135584--Inverno_de_64 para adquirir uma verdadeira obra de arte literária: o livro "Inverno de 64".

Mesclando ficção com pitadas de drama, história e suspense, o autor de apenas 32 anos de idade aborda temas contundentes que tocam o coração das pessoas, fazendo-as refletir sobre os mais variados temas de nosso cotidiano. "Essa é uma verdadeira obra prima, uma historia cheia de detalhes, oscilando entre a emoção e o suspense. É um livro que te prende desde as primeiras paginas, que te leva a fazer uma auto reflexão sobre as nossas atitudes. Os personagens foram tão bem caracterizados e personificados, que tomam vida em nossa imaginação, além da sequência dos fatos que são como um quebra-cabeça que só se encaixa no final...Parabéns ao autor...Eu recomendo a todos!", diz um dos 88 comentários deixados por internautas no site onde a obra está disponível.
O autor, Silva Júnior, é natural de Ilha Solteira, mas se considera um castilhense de coração, já que reside no município desde os seis anos de idade. Numa rápida entrevista com nossa equipe, ele conta como nasceu este seu "primeiro" trabalho: "Em 2004 fui estagiário em uma penitenciária. Ali, um aluno me pediu para corrigir o livro que ele havia escrito. O livro era muito interessante e acabou me motivando a escrever também", revela Silva Júnior.
A etapa seguinte foi escolher um tema para sua obra. Após diversas pesquisas, ele acabou aceitando o desafio de um amigo, que lhe sugeriu escrever algo onde “Alguém entregasse sua própria vida em favor de outra pessoa”. "Pesquisando, percebi que um dos poucos lugares onde tem a pena de morte nos EUA é o Estado de Oregon. Por isso, a história se passa lá", explica.
Publicado pelo “Clube de Autores”, o livro possui 220 páginas de uma leitura agradável e simples que Silva Junior começou a escrever em 2009 e concluiu em 2011. Durante o processo de criação, sua família foi essencial tanto no incentivo quanto na avaliação do enredo. "Minha esposa foi minha conselheira. A cada capítulo terminado, passava para ela, mas sempre ‘escondendo’ o desfecho. Quando terminei, meu cunhado Sidney Franco também leu e se apaixonou. 'Nem parece que foi alguém próximo que escreveu', ele comentou após a leitura”.
Questionado sobre a sensação de escrever uma obra tão rica e elogiada, ele nos revela: “Eu me apaixonei por esse livro. Publicar um livro é semelhante a ter um filho. É algo próximo... Quando alguém o lê, é algo gratificante. Às vezes eu penso de onde tirei essa idéia. O primeiro livro tem uma importância incrível na vida de qualquer escritor".
Uma curiosidade nesta obra de Silva Junior é que, mesmo sendo militar (Bombeiro há 03 anos) o livro não tem nenhuma inspiração sobre sua profissão. Questionado sobre isso, ele aproveita para atiçar ainda mais as expectativas de seus leitores: "O próximo provavelmente terá!".
É isto mesmo. Seu próximo projeto é lançar outro livro ainda no mês de agosto deste ano. O livro que 'já está no forno' se chamará "Psiu!" e terá cerca de 120 páginas. Nele o autor conta a história de um rapaz que trabalha em uma lanchonete e está voltando para casa quando escuta um barulho. Atrás de uma árvore sai uma pessoa que, conversando com o jovem, começa a mostrar os valores da vida.
Outra novidade revelada a nossa reportagem pelo autor é que, na verdade, este 'novo' livro já estava sendo escrito, mas acabou cedendo a primogenia de lançamento a "Inverno de 64".
Para encerrar nossa entrevista, Silva Junior pede para deixar um conselho e uma dica aos escritores iniciantes: “A nossa maior alegria é ver as pessoas lendo. Por isso, acredite e vá enfrente, divulgue, pois quando você realmente quer mesmo uma coisa, nada se torna impossível. No meu caso, o Clube de Autores ajudou e ajuda muito. Lá, qualquer pessoa pode entrar no site e enviar seu material", finalizou.

Marco Apolinário

Um comentário:

  1. Mais uma demonstração de que a nossa cidade tem muita coisa boa, basta que sejam valorizadas! Temos muito de você Junior!

    ResponderExcluir