sexta-feira, 31 de maio de 2013

Rescaldos da greve

       
      A greve acabou. Entre mortos, feridos, gritos e gemidos, salvaram-se todos. Uma semana de passeatas, carreatas, fogos, piquetes, negociações, conversas, discussões, provocações. Agora, finalmente, a calma voltou ao município. Por enquanto.
        Antes de se perguntar quais foram os ganhos da greve é preciso saber: a maior vitória da greve foi a sua existência. Agora, algo mudou. As relações de forças se reequilibraram. Os funcionários mostraram sua voz e as suas caras. Nosso Excelentíssimo Sr. Prefeito, o maior nome político da cidade, eleito, re-eleito e depois eleito de novo, teve que se reunir com o sindicato, com escriturário, com motoristas, com lixeiro, com auxiliar de serviços gerais para explicar os seus porquês. Se isso não é uma vitória, o que será?
         Mas, afinal, por que a greve começou?
        Esta foi uma greve preventiva. Mais do que a insatisfação pelos 7%, pelos 50 reais de aumento do ticket, essa greve foi um recado dos funcionários ao atual prefeito. Afinal, todos recordam da política salarial empregada nos seus 8 anos de mandato. Isso, somado a falta de isonomia aplicada na bonificação de 40% exclusiva aos médicos, gerou um grande sentimento de insatisfação por parte dos funcionários. Foi esse sentimento que alimentou a greve mais do que qualquer liderança de sindicato ou outras figuras que tomaram a frente no movimento.
         Mas por que a greve acabou?
       A greve acabou por que o sindicato, por meio de seu advogado, fez uma leitura da situação e achou que parar naquele momento seria um vitória. Quais foram os reais motivos dele? Impossível saber. Mas é fato que havia um grupo de funcionários que tomaria a voz e também exporia um pensamento semelhante ao feito pelo advogado, prova de que sua leitura não foi equivocada. De uma forma ou de outra, a proposta foi posta em votação e a decisão foi unânime pela volta ao trabalho.
         Os erros da greve:
        Foi louvável a coragem dos funcionários em enfrentar o prefeito, escancarando sua incoerência no tratamento com os funcionários. O churrasco na praça foi delicioso, as músicas que animaram o piquete, impagáveis. Os Galos da Madrugada farão parte do imaginário popular de agora em diante. Também foi histórica a coragem dos funcionários da coleta de lixo em mostrar para a população que o lixo que você põe na lixeira na frente da tua casa não vai embora sozinho pro lixão. Existe um ser humano que faz esse “serviço sujo” (no sentido limpo, é claro). Mas é fato que a greve teve seus erros. O principal foi a falta de agudez: greve deve ser maciça e curta. Greves longas cansam e acabam por jogar a população contra os grevistas. Por isso, é necessária a adesão da maioria dos funcionários. Desse modo, é possível vitórias maiores. Essa adesão, que fique clara, não pode ser feito na marra. Cada um tem a liberdade de entrar ou não na greve. Outros erros foram por conta do sindicato [Olha, estamos criticando o sindicato, queremos uma boquinha nele também, né, N.N.]. É preciso que o sindicato tenha mais unidade para que suas lideranças não sejam facilmente jogadas contra si próprias como foi feito nessa greve. Atitude não falta aos seus filiados, mas é preciso algumas lideranças intelectuais mais fortes. A voz do sindicato não pode ficar na mão de qualquer um que se proponha a tomar o microfone. É preciso ordem, pois a causa é séria. Cadê a planfetagem? Cadê a conscientização das causas da greve para os outros funcionários e para a população? Lições que ficam para as próximas lutas.
        Os erros da prefeitura:
       Nenhum diretor de departamento ou de escola vai apoiar claramente a greve. É estupidez pensar o contrário. Contudo, é imoral e ilegal qualquer tipo de coação feita contra os funcionários que pretendam aderir a greve. É absurda a atitude de quem tenta constranger aqueles que lutam por seus direitos. Retaliações futuras também são inadimissíveis. Tirar a cobertura do toldo da praça onde os ogrevistas ficavam... isso foi... cômico, embora trágico.
      Enfim. A greve deu o seu recado. Aos guerreiros, parabéns. Aos que não aderiram, pensem bem quando gastarem aqueles 60 reais a mais de ticket. Eles não existiriam sem a greve. Mas sem ressentimentos. São todos companheiros e unidos serão sempre mais fortes. Um beijo no coração de todos, um bundalelê para a N.N. A luta continua.


       Um adendo: um diretor de alto escalão da prefeitura usou a comunidade O que eu odeio em Castilho, do facebook, para perguntar o porquê de a greve ter acabado. Interessante. Interessante. Interessante. A pergunta dele, se foi sincera, demonstra no mínimo inocência, afinal, é óbvio que a greve acabou porque os funcionários aceitaram a contra-proposta. O que há de estranho nisso se a proposta era a mais coerente às possibilidades da prefeitura como o mesmo funcionário tanto defendeu nessa mesma comunidade? Se a pergunta dele foi irônica há duas leituras possíveis. A primeira é pura maldade, afinal, ele estaria espezinhando no fato de os funcionários terem se contentado com os 7%. Zuando na cara dos infelizes que não conseguiram ganhar um tiquinho a mais de salário. Talvez 7% para ele seja alguma coisa, pra quem ganha milão por mês, nem tanto. A segunda leitura é ainda pior. Afinal, fica impossível negar que essa pergunta jogada no ar assim deixa um sentido de que haveria motivos escusos por trás do fim da greve. Ora, desconfiar que a greve acabou por isso não é desconfiar apenas das lideranças do sindicato, é desconfiar das atitudes do próprio prefeito, pois ele era o principal interessado em que a greve acabasse. Talvez eu esteja exagerando. Talvez seja apenas uma pergunta boba, feita por um bobo. Todos nós, bobinhos. Há um ditado que diz: o Brasil não é um país para principiantes. Castilho, pelo jeito, não foge à regra.

                                                                                                    Opositores

4 comentários:

  1. Realmente os principiantes jamais saberiam fazer tantos conchavos.Nossa luta foi justa. Se alguns perderam o foco, paciência! Foi uma bela batalha de principiantes, mesmo que possa parecer que os profissionais sairam ganhando mais.

    ResponderExcluir
  2. Faltou colocar de saldo negativo os adjetivos usados por alguns companheiros de classe para descrever os grevistas, como vagabundos, preguiçosos, arruaceiros, cachaceiros, biscates e afins. Temos o mal habito de generalizar tudo. Quando diz que os funcionários que ali estavam são vagabundos, colocam a minha mãe que vejo todo santo dia acordar antes do sol nascer e que pega panelas que são pesadas até pra mim no grupo. Cada um é livre para aderir ou não a greve, porém os que não aderem devem respeitar os que aderem. Mas já foi, agora é refletirem como disse o opositor quando forem gastar os 60 reais a mais que os vagabundos, cachaceiros e arruaceiros conseguiram através da luta...

    ResponderExcluir
  3. A greve serviu para mostrar aos Castilhenses que cada funcionário tem seu grau de importância , serviu para mostrar que todos são importantes , cada um na sua especialidade , o que seria do reino se todos fossem reis e não existissem súditos e vassalos ... Seria uma balburdia portanto, funcionários de todos os escalões são importantes, isso significa coletividade, pois uma prefeitura não se faz só de prefeito e cargos comissionados.Para o bom funcionamento da empresa é necessário que todos trabalharem juntos para que a Cidade seja beneficiada com serviços de qualidade. Um prefeito sozinho (embora represente o executivo) não administra nada nem mesmo a greve ...
    Recado para as pessoas que não apoiaram a greve :- Você tem todo direito de não apoiar assim como eu tenho o direito de fazer greve ,porem você não tem direito de me chamar de vagabundo ,biscate e outros adjetivos perniciosos , devo alertar que o seu direito termina quando começa o meu e o respeito existe .
    E você que xingou e agrediu com palavras ofensivas reflita bastante, pois a mesma boca que bendiz e a mesma que amaldiçoa , hoje você é pedra quem sabe amanha não ocorra uma inversão e você passe a ser vidraça , Pense nisso ...

    ResponderExcluir
  4. precisa dizer ainda que o prefeito depois que entrou ta se importando com algo, e a população menos ainda? o candidato vitoriosos só ta favorecendo aqueles que o apoiaram na campanha, financeiramente é claro! tipo, a licitação dos combustíveis por exemplo, fazem 6 meses que nao acertam o certame, é cagada atrás da outra para protelar e favorecer um fornecedor la na beira da rodovia, a feira está definhando, a rodoviária largada, a água então nem se fala e prossegue a patifaria!

    marcelo martins
    castilhense, estudado e nem um pouco burro, como acha os politicos da cidade.

    ResponderExcluir