segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Reflexões sobre o julgamento da greve dos servidores muncipais


 Há alguns dias recebi a ligação do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Castilho informando que a decisão da Justiça do Trabalho havia sido favorável aos servidores que aderiram a greve em maio deste ano. Logo corri para anunciar a boa nova aos colegas de trabalho que, assim como eu, ficaram por dias na frente da prefeitura, reivindicando melhorais ao funcionalismo público e que receberam alguns predicados como: “vagabundos”, “desordeiros”, “cachaceiros”, “biscates”, entre outros nomes que não convêm citar...
Créditos da foto: Castilho Vips

 O sentimento de alegria se tornou visível no rosto dessas pessoas que foram ameaçadas, pressionadas para não aderirem a greve, que tiveram sete dias de pagamento descontados, que foram ridicularizadas por alguns que não entraram na greve e receberam os mesmos benefícios dos que participaram (pessoas que, por incrível que pareça, ficaram revoltadas com a decisão da Justiça ao dar ganho de causa aos grevistas). Mais do que o dinheiro irregularmente descontado pelo Prefeito que agora deverá ser pago na próxima folha de pagamento, a vitória trouxe de volta a certeza de que fizemos o certo. Ao contrário do que muitos defendiam apaixonadamente, a greve não era ilegal, e isso a Justiça comprovou com a decisão e certamente este foi o maior presente que nós grevistas demos ao funcionalismo público municipal, pois aqueles que duvidavam, que tinham medo, que viam o prefeito como um “deus” que tudo podia e nunca perdia, agora puderam ver que não é bem assim... Ele é um ser humano, que acerta em várias coisas e erra em muitas outras, de maneira que quando acerta temos que aplaudir, mas quando erra temos que lutar para mostrar o seu erro e se caso ele não queira nos ouvir, se preciso, temos sim que gritar, seja com a voz, com megafone ou com o som montado pelo “Tú” na frente da prefeitura.

Nosso presente de natal para ele foi fazê-lo ver e entender que não dá pra sempre querer empurrar sua vontade goela abaixo, que, às vezes, é preciso negociar, ouvir, ceder quando for preciso. Quem sabe ,em uma próxima oportunidade, ele tome outra atitude e esteja mais aberto ao diálogo, afinal, os sábios aprendem com a adversidade.

 Todos perdemos, todos ganhamos, todos aprendemos e isso é o que importa.

Que 2014 seja um ano de paz, tranquilidade e que não haja outra greve... Sãos meus votos para os cidadãos castilhenses.

Silvinho Coutinho

3 comentários:

  1. Parabéns aos funcionários que tiveram a coragem para lutar pelos seus direitos e pelos de quem não puderam se juntar a causa com medo de repressálias.

    ResponderExcluir
  2. Pressões e ameaças contra os grevistas houve , sim. Às vezes abertamente, ou veladas, mas houve. Encaramos, lutamos e vencemos. Feliz Natal e mais valorização em 2014.

    ResponderExcluir
  3. Disse tudo Silvio...estamos muuito felizes, ao meu redor foi muuuita alegria qdo soubemos da nossa vitória, agora entendemos que podemos lutar sim por nossos direitos, não devemos ter medo jamais. Cansei de ouvir naquela semana de maio que nós estávamos lá em vão, que nunca ganharíamos, que era irregular. Pior foi quando chegou até nós que as pessoas que estavam participando eram bis...., cornos, e outras palavras q não convém dizer aqui, isso doeu muito mas não nos fez parar, nem calar nosso grito na luta.

    ResponderExcluir