sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Reunidas Paulista: oito anos de péssimas experiências



Desejo que você, em 2014, compre seu veículo, seja ele novo, usado, seja ele moto ou carro, e que se livre definitivamente desse câncer chamado Empresas Reunidas Paulista de Transporte Ltda., sediada em Araçatuba (SP), e que atende nossa região.
Em oito anos de idas e vindas diárias entre Pereira Barreto – Andradina e Castilho, onde trabalho, as histórias (e não estórias), são as piores, mas vou me ater às do período de 17 de Dezembro a 24 de Dezembro deste.
17 de Dezembro, segunda-feira, horário: 6.20 da manhã – Saída de Andradina para Três Lagoas (ou o Projeto Jupiá, que é o meu caso). Normalmente por volta das 6:28 hrs. O ônibus passa em frente ao ponto do shopping. Apareceu às 6:45 hrs. Perguntei ao motorista o motivo do atraso: “Dois ônibus quebraram”. O pior é que a pessoa que cuida da logística não entende absolutamente nada do assunto. É sabido que nas segundas-feiras, períodos de feriados, e nas sextas, são os horários e dias onde mais se viajam pessoas.
E o que fazem? Colocam os ônibus para cadeirantes, que têm 14 lugares a menos. São 34 sentados e 38 de pé.
Além do atraso do dia 17, o já estressado motorista infringiu o que a própria norma da empresa diz. Máximo 38 pessoas de pé. Senhores, ao descer no Projeto Jupiá contei quantos haviam de pé, espremidos. Apenas 43 pessoas.
Desumano, injusto, para quem viaja e paga sua passagem. Fiscalização? Não há. Nem de polícia rodoviária, nem de Artesp, nada. 0800? Registra sua indignação e depois de 05 dias te dão uma resposta banal qualquer.




Ontem, dia 24, retornando a Pereira Barreto, fomos contemplados com um veículo apelidado de “poeirinha”. Alguns ônibus que transportam trabalhadores rurais, com todo respeito, são melhores do que esses. Quem viajou já sabe, são aqueles com motor na frente, ao lado do motorista. Horário previsto de saída: 10.40 hrs., já saindo às 10.50 com atraso de Andradina. Chegando no trevo que acessa a rodovia sentido fazenda Guanabara, o motor simplesmente
para. Seja lá correia, não sei. Não entendo de mecânica. Exatamente uma hora depois, chega o “ônibus resgate”. Repito: Uma hora na estrada esperando um ônibus sair da garagem de Andradina para pegar os passageiros. 
Tenho registrado nesses oito anos de viagens mais de 150 protocolos de reclamação contra a Empresa. Já entrei no MP de Pereira Barreto solicitando providências (onde foi aberto inquérito para se apurar as denúncias feitas). Continuamos aguardando. Lembrando que no ano passado a empresa simplesmente aboliu da maioria dos carros o ar condicionado. Hoje existem em toda a frota não mais que oito com refrigeração, que atendem Três Lagoas, Ilha Solteira, Pereira Barreto, Castilho e Itapura. (Todos esses começam com a numeração 122700).

Não estou aqui para polemizar. Não estou aqui para “aparecer na mídia”. Longe disso. Todos que viajam pela “Reunidas” sabem o que estou escrevendo acima.
A quem recorrer? Difícil dizer. Faço até o convite a você que viaje um dia nessa empresa, como eu e vários colegas fazemos, e verifique a temperatura interna dos mesmos (a não ser que der sorte de pegar um desses poucos carros com ar), e veja como passageiros e também motoristas sofrem com essa empresa, que um dia, já prestou serviço decente. Não hoje.






Fábio Batista.
Professor.

2 comentários:

  1. legal é que alguns politicos oportunistas estão utilizando esse problema pra se promover, mas é aparência e populismo, pois para resolver isso tem que agir com energia, pois a tal empresa não respeita absolutamente ninguém....

    ResponderExcluir
  2. Tudo isso é devido as empresas desse grupo serem "repassadas aos filhos", e infelizmente, a Reunidas caiu em péssimas mãos. Pode até ser que está dando mais lucros, mas a fama de uma boa empresa e recomendável se perdeu, e em breve, verão que esse ganho a mais, se transformará em prejuízo. Não só esta empresa, mas o que mais se vê hoje, é pais que acumularam riquezas, e repassam para seus filhos incompetentes, e destroem tudo de forma muito rápida.

    ResponderExcluir