segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Semelhanças com o Hermanos




Estava estudando a história econômica do mundo, quando li um texto interessantíssimo sobre um pais vizinho, “hermano” nosso, que para minha surpresa, há pouco mais de um século era uma das 10 maiores economias do mundo, a queridinha da América do Sul, que caminhava ao lado dos EUA como principais potencias econômicas do Novo Mundo. Ambos tinham prestigio mundial, tinham uma economia forte, produziam riquezas, mas com o passar do tempo, podemos observar que no presente, os EUA se tornaram a maior economia do mundo enquanto a Argentina convive com constantes crises, sendo apenas um país coadjuvante, sem muito prestigio ou visibilidade externa. O que o texto mostra é que as escolhas tomadas pelos governantes desses dois países, no decorrer de mais de um século é que fizeram com que ocorresse esse distanciamento que naquela época era impensado.
Segundo o autor, enquanto os EUA utilizaram o dinheiro excedente gerado pelos seus recursos naturais e agropecuários para investir na indústria e diversificação da atividade econômica, a Argentina, preferiu utilizar os grandes recursos financeiros advindos principalmente da exportação de carne, para construir uma nação semelhante às nações europeias, com arquitetura europeia, consumindo produtos produzidos na Europa, como são comuns nas nações Latino-Americanas.
Enquanto os EUA através da dinâmica econômica geravam empregos e assim davam condições para o crescimento individual, facilitando uma maior mobilidade de classes, a Argentina preferiu manter concentrada a riqueza nas mãos de poucos fazendeiros, deixando a maior parte do povo à margem, para ser explorado a um baixo custo.
Enquanto os norte-americanos se esforçaram para o Estado intervir o mínimo possível na econômica, rejeitando a ideia de serem dependentes do mesmo, os Argentinos preferiam o apadrinhamento, os favores e a dependência. Em resumo, esses são os principais motivos porque hoje os EUA são ricos e a Argentina não, mesmo ambos sendo ricos há pouco mais de um século, pois a Argentina se acomodou com o dinheiro fácil da exportação de carne enquanto os EUA buscaram ir além (eu sei que a riqueza Americana também foi obtida ao custo do imperialismo, guerras, entre outras coisas, mas para o texto só me atenho à base).
Mas o que isto tem a ver com a minha cidade, você pode se perguntar. Te respondo que as semelhanças são varias.
Nossa cidade, assim como a Argentina do século XIX tem um recurso que gera muita riqueza para a cidade, que no nosso caso não é a carne, mas sim a energia elétrica, que possibilitou segundo ouvi um orçamento público de cerca de R$ 70 milhões em 2012. Assim como a Argentina, o dinheiro em Castilho foi usado primeiramente para construir uma cidade bonita, pintada, arrumadinha (nada contra, ate porque sou um dos defensores de deixar a cidade bonita). A população de Castilho, em grande parte, assemelhasse a Argentina, pois tem uma preferencia pelo apadrinhamento, pois é comum ouvirmos pessoas dizendo que gostariam de conseguir algum cargo de confiança, que ganhe bem e que trabalhe o mínimo possível, para ele ou para algum parente, ou um aumento de salário, não se importando que a verdadeira riqueza gerada, esta sendo utilizada para construção de casas milionárias, compra de fazendas, bois, carros, casas para alugueis no jardim alvorada e afins. Como os argentinos, nos contentamos com as migalhas oferecidas, enquanto o banquete é deliciado pelos marajás. Não pensamos que se este recurso fosse utilizado em educação, infraestrutura, ou algo que fizesse da cidade um lugar atrativo, poderíamos conseguir empregos bem melhores para nós, nossos filhos e parentes, e ao depender menos do assistencialismo poderíamos votar melhor, sem as algemas.
Porém como a Argentina que era rica, mas ao se acomodar não procurou utilizar essa riqueza para criar condições melhores para a economia, nossa cidade toma o mesmo rumo. A carne um dia deixou de ser uma fonte de grande riqueza, e com isso a Argentina quebrou. Confiar somente na energia elétrica também poderá ser nossa ruina, pois se um dia a arrecadação por algum motivo diminuir, veremos um colapso na cidade, pois certamente várias pessoas perderão seus “empregos”, o comercio então diminuirá seu faturamento, causando mais demissões, e isso em cadeia gera uma pequena crise econômica municipal.

                                                                                                          Silvio Coutinho  

2 comentários:

  1. A verdade é que quando alguém precisa de algo esta pessoa quer que todos se mobilizem, porém quando não é a classe dela a ser atingida, o protesto já não faz mas tanto sentido. O que eu quero dizer é que, não é que o castilhense se acomodou ele nasceu acomodado e individualista como "quase" todo brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. Que bom seria se toda a nossa comunidade tivesse uma visão futurista como a sua Silvinho, mas enquanto Há vida Há esperança. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir