quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

BENS PÚBLICOS O PORQUÊ DO DESCASO?





Quero me referir a NOSSA CIDADE, no que diz respeito ao nosso patrimônio publico municipal podemos iniciar nossa fala a respeito dos veículos que compõem nossa frota nos diversos departamentos, haja vista que em 1997 nós tivemos uma reforma de um bom numero de veículos, mas isto não foi o suficiente para atender as nossas necessidades. E aí ano após ano fomos renovando nossa frota com veículos novos. Com isto vêm as minhas perguntas: Como estes veículos são guardados? Com que periodicidade eles passam por revisão? Será que estes veículos são usados como se fosse nossos? Pois adquirir todos estes bens custa caro para o município e precisamos estar atentos de como eles estão sendo utilizados, pois a manutenção é algo que vai aumentando o custo a cada ano em que se adquire novos veículos. Vejo, por exemplo: os veículos da Central de Ambulância sem garagens adequadas, os Ônibus Escolares e as Maquinas do Obras sem garagens cobertas para todos e por ai vai. Então como solucionar estes problemas? Pois quando adquirimos um carro novo, não o deixamos na rua em frente de nossas casas e logo tratamos também de fazer um seguro do veiculo.

Outro bem publico que merece os nossos olhares são os prédios, vocês já observaram como eles estão abandonados e alguns sendo utilizados em situação precária, até quando conviveremos com este descaso. Tenho consciência que nem todos os usuários destes bens têm esta preocupação de zelar pelo o que é publico. Com isto por melhor que seja a administração realmente não iremos ver a cidade dotada de prédios públicos bem estruturados e organizados, pois precisamos nos conscientizar, e apagar a idéia do que já que é publico eu posso usar de qualquer forma; isto encarece para nós munícipes, pois todas as vezes que o administrador tiver que fazer revitalização destes bens ele deixará também de fazer novos benefícios para a comunidade. Quero salientar que este processo de deteriorizaçao não é de hoje e vem evoluindo ano após ano.

Precisamos enquanto funcionário publico ou munícipe sabermos utilizar aquilo que é publico da melhor maneira possível, como se fosse um bem particular. Pois quando objetivamos e conseguimos comprar um bem de consumo temos todo o zelo para com aquilo que adquirimos. Não quero aqui estereotipar ninguém, mas temos que ser consciente de tudo que fazemos em nossas vidas. Será que em cada setor publico municipal temos esta preocupação? Onde a maioria compartilha da mesma idéia. Preservar tudo que é publico? Quero compartilhar com vocês algumas imagens de NOSSA CIDADE para poder enfatizar o porquê deste texto, precisamos nos educar permanentemente. Pense nesta possibilidade!

PROFESSOR TONINHO.
 

Um comentário:

  1. Texto bacana só com perguntas, e as propostas? Infelizmente em 4 anos conseguiram largar os bens públicos e sucatea-los, imagina se passassem mais 4 anos. A pergunta agora é, e as propostas? Por que não foi aos órgãos competentes buscar as respostas?

    ResponderExcluir