segunda-feira, 11 de março de 2013

Água turva de beber...


     Eu deveria ser o terceiro opositor na reunião da comissão popular da água, ocorrida no sábado de manhã. Confesso que fui traído por um soninho gostoso que minou meu já águado senso cívico. Tem nada não, fui bem representado pelos confrades Samuel e Márcio. São águas passadas. Aliás, como é irônico um município que se autodenomina o Paraíso do Pescador, banhado pelos rios Paraná e Tietê e Aguapeí sofrer exatamente com o fornecimento desse bem tão essencial nossa vida (pausa para um gole...ahhhh...pronto).
      Há algum tempo, antes de a concessão ter sido feita, o confrade Márcio em chamou para ir no Ciec para uma reunião entre populares e uma espécie de banca que explicarias os porquês da concessão. Eu me lembro de meu outro confrade Prof. Toninho e também do João Langiano (duas gotas num oceano) interpelando bravamente em nome dos interesses do município, tendo os vistas os maus presságios daquela privatização. Lembro-me também do tom irônico utilizado nas respostas dadas pelo especialista que defendia a concessão. De certo pensava: quem são esses caipiras pra querer jogar água no nosso chopp?
     De nada adiantou. Os vereadores, representantes da população, se apartaram do interesse coletivo como a água se separa do óleo e por votação inapelável decretaram: a nossa água não é mais nossa. Pois nem tanto água passou por debaixo da ponte e, diante da enxurrada de reclamações do serviço prestado, teve até vereador querendo bancar o indignado, mudando da água para o vinho. Mas nem vou falar mais nisso...é chover no molhado.
    Seja como for, não creio que tão cedo essa tempestade passe, afinal, entre a Prefeitura e a concessionária há um contrato cujo a quebra deve gerar uma multa exorbitante. Podemos nos unir para lutar pela melhoria desse serviço salobro? Sim. Pelo jeito é isso que essa comissão popular pretende. Mas num país em que o consumidor é tratado feito gado pelas Reunidas, Tim, Vivo, Claro, Elektro, Speedy da vida, esperar uma solução a curto prazo é esperar o sertão virar mar e o mar virar sertão. Contudo, lutemos, vamos contra a correnteza!
       Quanto a você, que usa a urna como privada e nem dá descarga. Você que trocou seu voto por uns trocados pra comprar aquela água que passarinho não bebe... você... quando quiser tomar uma água fresquinha, limpinha e barata, vá lá fora abra a boca e espere a chuva. Só cuidado pra não comer mosquito... já comeu.
                                                                                                                                  Aquaman

Nenhum comentário:

Postar um comentário