segunda-feira, 18 de março de 2013

Privatização da água e esgoto deve ser investigada



No último mês o Conselho Popular de Moradores de Castilho promoveu uma série de reuniões para discutir a situação da concessão do serviço de água e esgoto do município.
Nestes encontros, assessores da nova administração municipal trouxeram a público os termos do contrato assinado pelo ex-prefeito com a empresa Águas de Castilho.
O que foi revelado nestas reuniões causou ainda mais indignação nos presentes, pois se trata de um contrato que prevê indenizações a diversas situações em que a prefeitura possa a vir a pleitear o fim do acordo com esta empresa. Indenizações estas milionárias.
Os termos contidos neste documento entra para o rol dos absurdos cometidos durante todo o processo de privatização do serviço de água e esgoto em Castilho, ou seja, soma-se à forma escandalosa como o projeto de privatização foi encaminhado pelo ex-prefeito e aprovado pelos vereadores no mandato passado, sem qualquer discussão, sem o consentimento da população e em tempo recorde.
A situação exige uma investigação profunda de tudo o que aconteceu onde se possam apurar responsabilidades dos envolvidos neste caso. A população não deve aceitar o discurso demagógico de arrependimento, de pedido desculpas, ou de que o projeto aprovado não é o mesmo que está sendo posto em prática pela empresa concessionária, o que, no mínimo, já seria um bom motivo para se cancelar todo este processo de privatização.
Deve-se apurar como é possível ler e compreender um documento de diversas páginas com a complexidade que envolve o assunto em tão pouco tempo a ponto de sequer estimular qualquer questionamento, qualquer levantamento de dúvidas? Como se pode assinar um contrato tão unilateral como este em um processo licitatório? Não houve melhor empresa interessada em prestar este tipo de serviço?
Estas são algumas de muitas questões que deveriam ser levantadas e investigadas pela Câmara Municipal.

Dóri Edson Lopes

Um comentário:

  1. os únicos culpados dessa situação são os vereadores que foram coniventes com essa questão. Se receberam pouco no rateio, agora é hora de chorar no leite derramado, porque sabemos que teve muita grana envolvida, e com certeza tem gente que não saiu pobre deste balaio de gato. Com certeza agora ninguém sabe, ninguém viu, e como virou febre dizer, é dinheiro não contabilizado, quero ver achar rastro do mal feito. E vereador hoje que sobe a tribuna para falar desta concessão, é chamar o povo de idiota, sabem bem direitinho quem recebeu os mimos desta empresa.

    ResponderExcluir