quinta-feira, 14 de novembro de 2013

A propaganda e nossos desejos





Um homem que após a compra de um carro desfila sozinho pelas ruas de uma cidade dirigindo sua nova aquisição. Nas ruas, somente mulheres magras, altas e lindas. E claro todas o querem. A propaganda nos leva a crer que o motivo é o carro. Essas são algumas das propagandas que assolam o extenuante intervalo das programações de TV. 
Dias atrás estava assistindo à um programa qualquer na TV aberta e passou uma propaganda parecida com a descrita que me fez recordar do apresentador Marcos Mion. Não sei se se lembram do programa Descarga MTV que ele apresentava. Lá, ele constantemente dizia que o mundo girava em torno do sexo. Isso me chamou a atenção e me fez pensar que realmente parece ser o anseio de todos, pelo menos o que aparentam nas propagandas.
Mas será que esse é o objetivo ou nos fazem com que queiramos isso?
Há muitas propagandas com mensagem subliminar passando de forma imperceptível a ideia que faz vender: sexo. Quem não se lembra daquela propaganda do desodorante AXE, onde o cara passava o produto e caíam mulheres do céu? A chave do negócio é transmitir a ideia de que com esses produtos oferecidos você será mais atraente e desejável pelos outros(as).
Mas Freud já dizia que o que move o homem é o sexo. E é bem por aí que a coisa segue.
 Justamente se aproveitando das ideias do criador da psicanálise, que seu sobrinho, Edward Bernays, aplicou suas teorias para alavancar vendas por meio de propagandas que associavam os produtos a emoções e desejos muitas vezes inconscientes. O teor de seu trabalho se baseava nos princípios de que o homem é irracional e suas ações são manipuladas.
Assim, as propagandas nos fazem acreditar que precisamos comprar  algo por desejo e não por necessidade, ou seja, o desejo sobrepõe o lado racional.  Veja, por exemplo, como várias pessoas trocam de carro anualmente ou trocam de celular a cada lançamento de modelos mais avançados.
Bem, só posso terminar confessando que ao apelar à nossas fraquezas humanas as grandes empresas sabem muito bem como nos manipular por meio de suas campanhas publicitárias.

Thaís Coelho


Nenhum comentário:

Postar um comentário