sábado, 15 de dezembro de 2012

Meu nome é Leonardo!



Hoje, eu é que vou falar do Leonard(o). Acalmem-se, não venho falar mal. Não sou como Juliano Cardoso, tenho Deus no coração... Essa é a segunda temporada do Ídolos que acompanho. A primeira foi a temporada de estreia, no SBT, em 2006, vencida pelo Lendro Lopes, o “pica-pau”. A segunda foi essa de 2012, já na Record, vencida pelo sambista Éverton. Vi a primeira mais por curiosidade com o novo, diferentemente da segunda, em que só vi por ter alguém conhecido competindo, alguém de minha cidade.
Leonardo não ganhou. Confesso que, assim como muitas das menininhas que se tornaram fãs dele ao longo da competição, eu também fui surpreendido com o resultado. Ele parecia ser o cara certo, na hora certa, com a idade certa e com o estilo musical certo. A cada apresentação, arrancava aplausos da plateia e muitos elogios dos jurados, principalmente de Marco Camargo, que, a meu ver, é o que se deve levar mais em consideração. Os vídeos de suas apresentações, tanto no site do programa quanto no Youtube, eram os de mais views. Tudo caminhava para que tivéssemos um ídolo teen castilhense. Não foi assim...

Éverton venceu. Não pelo estilo musical, não pela imagem teen da moda, mas por sua história de vida que, junto com sua interpretação dos doloridos sambas antigos, conseguiu emocionar mais do que o carisma de Leonardo. Ruim para nós, tristonhos castilhenses, ótimo para a cena musical. Não que Leonardo cante mal, aliás, não concordo com a fala do Éverton de que Leonardo não merecia estar na final. Ao ver Luan Santana cantando terrivelmente na mesma noite, vi que Leonardo, com um bom produtor e compositor, pode amenizar a “escrotidão” desse sertanejo de universitário repetente. No entanto, a vitória de Éverton foi a vitória sobre um estereótipo de cantor que tem saturado o país e dominado também os campeões anteriores do programa, como Henrique Lemes (2011) e Israel Lucero (2010).
Pô, mas pensem comigo. Foi mesmo justo que esse prêmio ficasse com o Éverton. Não que o Leonardo não mereça ou precise menos, porém, sejamos realistas, quem pode ficar rico ou famoso cantando samba antigo em nossos tempos? Leonardo terá inúmeras oportunidades de conseguir alavancar sua carreira cantando sertanejo. Éverton não, dificilmente sairá dos bares dos grandes centros, como os de Porto Alegre. Éverton foi um descuido da massa.
Enfim, pensando como castilhense, a maior vitória de Léo foi a de deixar o Leonarrrrd para trás. LeonardO agora tem um nome, é Leonardo Cavalcante, finalista do Ídolos, talvez o talento de maior sucesso de nossa cidade e que tem, agora, como nenhum outro teve, a chance de iniciar uma carreira tendo como apoio a visibilidade das grandes mídias conquistada em sua vitoriosa participação no programa. Parabéns, rapaz! Avante!

Melhor apresentação do Leonardo, em minha opinião:



Samuel Carlos Melo.

7 comentários:

  1. Muito bom o texto, afinal o que é o título Idolo? Acredito que vc teve que pesquisar quem foram os ganhadores de 2010 e 2011 não é?

    ResponderExcluir
  2. Agora ter que ler esse tipo de notícia é duro:
    Éverton diz que para ele o Leonardo Cavalcante não estaria na final, diz ainda que ele não tem muita capacidade vocal.

    ResponderExcluir
  3. CARAMBA!!!!
    Será que mais uma vez nós brasileiros fomos iludidos por um lobo com pele de carneiro? O Everton fala mal de pessoas com talento igual e até superior ao seu. Colocar uma coroa na cabeça é fácil, difícil e manter seu reinado. Antes de fazer algum mau comentário sobre o
    Leonardo Cavalcante ou outro participante do Ídolos 2012, deveria lembrar que eles foram selecionados à dedo por grandes ícones nacionais/internacionais que acreditam na capacidade e talento de cada um deles. Será que o Everton está contestando o senso crítico destes grandes ícones com seu infeliz comentário?

    ResponderExcluir
  4. Como eu ja disse no face, o Cantor do Exalta o Thiaguinho não venceu o programa de talentos, mas hoje e uma realidade. O léo Baby Face, que por sinal ganhou um apelido de peso, pois o cantor americano Baby Face é um ícone da musica negra americana, ele com certeza vai fazer sucesso podem acreditar. Vai Léo que a chance é sua garoto, agarre ela sem dó.

    ResponderExcluir
  5. Falou e disse, escreveu bonito, concordo com muitas coisas.

    Acrescento que o Léo melhorou muito durante o programa, no início ele derrapava bastante, agora só vai. Está cantando bem melhor, só que ele ainda é bastante imaturo, porque é muito jovem. Precisa aprender a interpretar as músicas um pouco melhor, ele sorri muito, ainda quando deveria expressar tristeza, acho que isso não dá certo na TV.

    Eu amo competições de calouros/reality shows. Vejo as crianças e adolescentes no Raul Gil e não há palavras que expliquem o talento da maioria. Comparando, o Leo e muitos outros "ídolos", estão léguas atrás no quesito capacidade vocal. Não perdem para o The Voice americano, American Idol, etc que eu também assisto.

    De todas formas, foi completamente fora de lugar o comentário do Everton. Tachar o Leo de que não tem capacidade na voz é um carimbo que não deve carregar, ainda mais posto por um colega e não um jurado. Podia ter respondido a pergunta com muito mais sutileza e elegância, mas faltou simpatia e sobrou frieza ao Everton. Até porque, como o próprio nome do programa diz, o povo não escolhe a melhor "voz" e, sim, um "ídolo", ou seja, o conjunto da obra. Então nem cabe analisar a voz e sim a capacidade de conquistar o público com as apresentações e entrevistas. Torci muito pelo Everton, devido a sua história de lutas e por ser gaúcha, como ele. Porém, admito que me decepcionou um pouco em algumas declarações e atitudes, não acho que deixou de ser humilde, mas está pondo as manguinhas de fora e mudando a pessoa que demonstrou ser na audição. Ele já está maculado, para mim. De qualquer jeito, espero que aprenda a lidar com a imprensa e quem sabe tenha alguma chance de brilhar, o que é muito difícil cantando música antiga. Quanto ao Luan Santana, discordo que canta mal, ele é bem afetadinho cantando, hehehe, mas tem voz e é afinado, além de compor algumas coisas legais também. :D Ana

    ResponderExcluir