domingo, 9 de dezembro de 2012

Esporte em Castilho!


Sou meio suspeito para falar sobre este assunto, mas gostaria de deixar bem claro que ao levar aos leitores do blog informações do que verdadeiramente possa ser uma política correta de Esporte para “Nossa Cidade” não estou pleiteando nenhum cargo na atual administração. São quase dezesseis anos como morador de Castilho e não aguento mais ver o descaso com o esporte do nosso município. Entra administrador e sai administrador mas nada acontece para atender verdadeiramente nossa comunidade no que diz respeito a proporcionar atividade física adequada para a nossa população (de Crianças a Adultos). Entendo que se faz necessário mostrar a nossa comunidade que temos duas linhas a serem trabalhadas: o esporte como melhoria da qualidade de vida e até mesmo socialização e o esporte na formação de base nas mais variadas modalidades esportivas, visando preparar atletas para melhor representar nosso município. Sendo assim, vamos apontar os erros, mas ofereceremos também uma proposta a ser desenvolvida.
Em primeiro lugar, adequar as praças esportivas. Temos apenas um ginásio de esportes que visa atender algumas modalidades esportivas no município e ainda dividir espaço para os munícipes que gostam de praticar algum esporte. Será que apenas um ginásio é possível atender esta demanda? Aí vai uma proposta: porque não revitalizamos as quadras poliesportivas da escola Mauro Roberto e Youssef Neif Kassab para disponibilizarmos o uso deste espaço no período noturno? Quadras cobertas, mas que precisam ser melhoradas. Onde estão os recursos para este setor? Concurso Público transparente para contratação de profissionais com experiência mínima comprovada para atuarem como técnicos nas modalidades esportivas requisitadas, porque só assim poderemos direcionar um trabalho correto visando tirar nossos jovens da ociosidade e oferecermos locais adequados para a pratica esportiva de nossa comunidade adulta. Ah! Os alunos bolsistas de Educação Física podem ser inseridos como estagiários dos técnicos previamente qualificados.





Ouço munícipes falarem de Nossa Cidade assim: "Castilho tinha pista de Atletismo, nós competíamos", "Castilho tinha uma equipe de Futebol de Campo que na região era destaque", "Castilho teve uma equipe de Voleibol que competiu nos jogos ta"l e por ai vai. Nossa Cidade não esta morta e o que precisamos é saber nos mobilizar e reivindicar aquilo que realmente queremos para nós e nossos filhos perante os administradores locais. Estamos carentes em vários segmentos, mas visto esta camisa por ser minha área de atuação como profissional e hoje é comprovado cientificamente de todos os benefícios que uma atividade física traz para nossa saúde. E por falar em saúde, esta é uma forma preventiva e de custo menor em se comparando com uma enfermidade alojada num corpo. É muito mais caro para qualquer administração custear exames, consultas e medicamentos, em detrimento a pratica regular de alguma atividade física. O que quero dizer com isto? Se tivermos uma comunidade se exercitando regularmente, teremos menos enfermos no nosso centro de saúde, haja vista que pela CBO (classificação brasileira de ocupações) o professor de Educação Física é considerado também um profissional da área da saúde.

Voltando a comentar sobre o esporte de base em “Nossa Cidade”, vocês sabem quais modalidades representam nosso município? Provavelmente não, mas vou lhes dizer. O “Handebol” é uma das modalidades que vem conseguindo resultados expressivos para o nosso município e revelando talentos para comporem equipes mais estruturadas que as nossas em outras cidades do nosso estado e através do brilhante trabalho do nosso popular Professor “Formiga”, que dedicadamente busca um patrocínio aqui e outro ali para fazer camisetas de treino, uniformes para jogo e até mesmo para comprar bola. Já foi feita até uma popular vaquinha em administrações anteriores a esta. Parece brincadeira, mas tudo isto é muito sério. Temos mais uma modalidade que vem sendo feito um trabalho sério, é o do Basquete, através do nosso amigo “Tom”, que, mesmo diante de adversidades, vem também revelando talentos para o cenário regional do basquete. Temos também o Futebol de Campo que, através do Professor popularmente conhecido como Cição, faz milagre ao cuidar de várias categorias sozinho, fazendo papel de Técnico, Preparador Físico, Treinador de Goleiro, Massagista e Roupeiro, ao disputar às vezes a Liga de Dracena e o Campeonato Estadual na primeira fase Regional e quando saem para representar nosso município sabe o que nossas crianças e adolescentes comem após seus jogos? Provavelmente não... Apenas um sanduíche com uns dois copos de refrigerante. O que vocês pensam a este respeito? Será que nossas autoridades locais ao viajarem para representar nosso município em algum evento ou encontro estadual apenas fazem um lanchinho? Estou me referindo a modalidades competitivas, mas temos também as iniciações no Futsal e o Voleibol. Mas, ao avaliarmos o contexto final, é muito pouco diante de uma comunidade que vem crescendo ano após ano.
Vocês podem até discordar do meu desabafo, mas uma cidade como a nossa não pode se limitar a ter um torneio de férias de Futsal, um campeonato Varzeano e algum campeonato de Veterano. Reflitam, temos uma Política de Esporte em “Nossa Cidade”?




Professor Toninho.

5 comentários:

  1. Ótimo texto, cabe ressaltar que Castilho tem uma grande potencialidade para revelar grandes atletas, e o que vemos hoje são garotos com um grande potencial, porém desaparecem, não vingam pela falta de oportunidade e incentivo e vão parar na construção civil..

    ResponderExcluir
  2. Claro que não tem como pleitear mesmo, você fez oposição. Agora vamos aos fatos, depois que a eleição passa nada funciona, em época de campanha pior ainda. A pergunta é, e você como este profissional o que faz em para população castilhense? Ou só faz projeto em época de campanha? Vamos acabar com tanta demagogia. Cada um de nós tem obrigação em denunciar, fiscalizar e principalmente educar. Então porque não apresenta estas propostas nos conselhos? Agora temos culpa da cidade ter potencialidade e não fazermos nada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce nao tem subsidios de informação,e alem de tudo é omisso só se identifica como anonimo e provavelmente nao me conhece ou deve ter chegado aqui em Castilho recentemente, mas vamos lá vou te falar o que ja fiz na area esportiva e o que faço, cheguei aqui em 1997, trabalhei como voluntário na piscina pública como professor de natação e hidroginástica chegando a ter no verão cerca de 300 alunos entre crianças e adultos e até mesmo para o funcionamento da piscina publica qdo queimava a bomba pegava meu carro e pedia a bomba emprestado para aspirar a nossa piscina publica junto ao ATC, mas infelizmente o Prefeito que assumiu em 2001,interrompeu um trabalho no qual tinhas crianças nadando o Campeonato Paulista da Segunda Divisão figurando entre os Cinco melhores do Estado, e voce Anonimo quer saber o que faço,este trabalho foi interrompido por questões politicas e quem perdeu foi a comunidade, Iniciei também o Projeto Social Esportivo Existir no Bairro Nova York no ano de 2006 dava aulas de futebol voluntariamente duas vezes por semana tirando cerca de 50 jovens da ociosidade e levando os mesmos a fazer partidas amistosas com o time do Jogador Profissional Fabricio Carvalho, mas resumindo mais um episódio o meu trabalho foi interrompido mais uma vez por um ex-prefeito que distruiu o campo que juntos com os moradores do bairro fizemos,onde o mesmo achou melhor fazer uma praça e por aí vai caso queira saber mais me procure peesoalmente nao fique se escondendo como Anonimo.Ah! Atualmente faço um trabalho voluntariado no assentamento pendengo desde o ano de 2011 junto com a D.Luciana proporcionando atividades recreativas e colaborando com um lanche após a atividade pois muitos sào carentes voce sabia Anonimo? Voce como Anonimo deve saber qual a autonomia dos conselhos? Será que temos?Pois vou lhe dizer sou presidente de dois conselhos e todas as vezes para atuar na minha função fiscalizadora coloco meu carro na estrada para visitar as partes envolvidas. Saia desta mascara e assuma sua identidade se voce realmente é um cidadão Castilhense.E aí o que voce tem a dizer Anonimo sabe tudo?

      Excluir
  3. Eu não sei de tudo, não sou eu que presto serviço "voluntário" e depois conta o santo, lembre-se os ensinamentos da bíblia. Veja o exemplo da Professora Sandra Delgado o que faz em época natalina. E, não é porque a mesma não foi eleita que parou com o projeto. Pelo contrário, ela tem a favor dela, voluntários que sempre a ajudam para as crianças terem um natal melhor. Quem sabe você agindo desta forma e, não zozinho, trabalhando em sociedade, com certeza terás bons resultados. Faça parceria público privado, quem sabe começando por sua academia. Questões políticas não pode ser impecilio para atuação para quem tem vontade em ajudar a comunidade. Quem tem interesse em ajudar não fica arrumando culpados por insucessos. Utilize toda a sua vontade de atuação na sua empresa como responsabilidade social, é abatido em impostos. Outra coisa, atividade física não é só em troca de lanche, brinquedos, bolas etc. E, para o restante da população, os adultos, e a melhor idade, tem realizado algum projeto? Não esqueça, que este mesmo prefeito que te "impediu" em atuar como voluntário irá voltar. Quanto a autonomia, se você tem prejuizo e se queixa de tal na sua atuação nos conselhos, deixe outro assumir, assim você não precisa colocar seu carro a serviço do mesmo. Pelo menos te pagam o combustível quando você viaja? Se não, aí não adiantar fazer e depois chorar o leite derramado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não estou chorando leite derramado mas o Sr Anonimo falou como se eu nao tivesse nenhum trabalho voltado para a comunidade, quanto a minha academia eu direciono ajuda a quem precisa e não é de hoje e não uso isto como marketing quem esta sendo ajudado sabe muito bem disto,não estou procurando culpados mas levando ao Sr informaçoes na qual Voce não tinha conhecimento de causa. Nao estou preocupado em fazer parceria publico privada com o intuito de dedução de impostos pois ajudo a quem precisa expontaneamente e o Sr nao entendeu o texto no qual cito os dois segmentos em que devemos atuar com atividades esportivas e quanto aos conselhos com certeza abrirei espaço para que pessoas como o Sr possa assumir.

      Excluir