domingo, 2 de dezembro de 2012

O RETORNO DO FARAÓ CASTILHENSE 2: A VINGANÇA


Tá bom,vou falar, novamente, do Joni. Confesso ao leitor que não queria. Joni é um cara legal, já bateu várias vezes nas minhas costas, sempre me cumprimenta na rua e, certa vez, quando eu e um amigo passamos no vestibular, até pagou uma caixa de cerveja para a nossa comemoração. Não queria que você, astuto leitor, e muito menos ele, julgassem que sou algum inimigo político ou alguém em busca de vantagens... Sei lá. Sou apenas um observador raso das curiosidades da vida e suas contradições e Castilho é um lugar rico disso...
Foto extraída do site www.andranews.com.br
No entanto, para amenizar o meu lado, hoje vou falar também de outro personagem: Dr. Antônio Carlos Ribeiro, nosso atual prefeito, derrotado nas urnas por Joni, mas que, porém, não podemos nos esquecer, é cria de nosso faraó castilhense. Na verdade, em minha humilde e superficial opinião, os dois são a mesma pessoa política, ou melhor, fazem parte da mesma contradição política que domina nossa cidade (para não usar aquela velha e batida frase “farinha do mesmo saco”). Contradição essa que se fez evidente nas eleições municipais (lembra-se daquele meu primeiro texto, quando digo que escolher um candidato nas eleições desse ano era como morrer por suicídio ou assassinato?) e, mais recentemente, nos noticiários e tribunais.

Foto extraída do site www.jornalimpactoonline.com.br
Diferentemente de minha “relação” com Joni, eu nunca tive contato com o Doutor. Nem sei como é a voz dele, quase nunca o via. Acho que a única vez que o vi mais próximo e falando foi na final do campeonato de férias, creio que ano passado ou retrasado, em que todo mundo começou a vaiá-lo, não me lembro do motivo, só de que senti um misto de pena e vergonha por ele. Para mim, ele nunca deixou de ser o vice do faraó...
Há quatro anos, Joni estava deixando a prefeitura, como uma estrela teen, daquelas coloridas, tipo Restart, após oito anos construindo e repaginando a fachada de nossa cidade maravilhosa. Já o Doutor, estava assumindo, com a esperança do povo de que ele daria continuidade ao arco-íris construído por Joni, afinal, ele era seu vice, deveria ter aprendido muita coisa... Nesse tempo, lembro-me de um fato que, hoje, com todos esses eventos envolvendo os dois, contribui para visualizar a contradição que eles representam. Lembro que Joni não conseguiu inaugurar o Portal antes de deixar a prefeitura, mas esperava ter seu nome na placa, o que não aconteceu, sendo o do Doutor registrado. Boatos correram que Joni ficou muito triste com isso.

Hoje, quatro anos depois, Joni foi vingado. Volta à prefeitura, vencendo seu ex-vice nas urnas e, ainda, vitorioso nos tribunais, após ser acusado de improbidade administrativa. Já o Doutor, sai reprovado nas urnas e, se não bastasse, condenado nos tribunais por "ato de abuso do poder político e captação ilícita de sufrágio", em que teria obrigado servidores municipais a adesivarem seus carros com propagandas eleitorais sob o risco de serem exonerados do cargo, caso se recusassem. Como prêmio, ganhou oito anos de inelegibilidade. Talvez nem sinta muito, já que dizem que em menos oito anos o faraó não sai...
É, sapiente leitor, como já disse o filósofo francês Joseph-Marie Maistre, “cada povo tem o governo que merece”. Esse é o nosso. Mais seu do que meu, confesse. Governo com a sua cara (só talvez minha), em que o passado vai para os tribunais enquanto o futuro acaba de sair deles, fresquinho.  Eu não teria coragem de gastar tanto dinheiro com fogos, como você gastou. Não é avareza, mas falta de fé. 

Samuel Carlos Melo.

6 comentários:

  1. na verdade que escreve aqui sao opositores
    aqueles que tinha cargo de confianca que agora que doutor nao ganhou vai pra rua
    fica ai postando comentario agredindo
    como se diz
    mandado acabou ninguim vai pra rua
    agora vai deixa de embousa o dinheiro do povo

    ResponderExcluir
  2. Bom, respondendo ao caro anônimo. Não sou e nunca fui cargo de confiança da prefeitura. Sim, já fui funcionário, aprovado por meio de concurso. Me demiti, em 2010, pois fui aprovado no curso de Mestrado, sendo obrigado a abandonar o cargo efetivo. Atualmente sou Educador Social, também cargo efetivo, ou seja, aprovado em concurso, na Prefeitura Municipal de Andradina. Em relação aos outros Opositores, todos são funcionários públicos efetivos aprovados em concurso.

    Abraço!

    Samuel.

    ResponderExcluir
  3. Que divertido Samuel! Você acusado de ter cargo de confiança e já ter "embolsado" dinheiro do povo?? raxei amigo, divide esse din din com seus amigos aqui!! kkkkk Cada coisa hein. As pessoas pensam que se opor a atidude de alguém é estar a favor de outro, ou seja, não podemos expor opiniões, indignações, enfim, temos que aceitar tudo que acontece no país, sem reclamar!!!

    ResponderExcluir
  4. Não recebeu grana na gestão atual, mas tenho certeza que vai quer algo na gestão futura. Ambos tiveram problemas, e sem dúvida esta gestão atual foi uma volta a época que Castilho era uma cidadizinha, que ninguém achava até no mapa do Brasil. Esperamos que a gestão futura trabalhe por uma cidade que os municipes tenham qualidade de vida. Na verdade, em nenhuma gestão, sempre terão opositores, mas é bom lembrar que quem muito abaixa as calças pode deixar algo aparecer. Então, vamos ser opositores conscientes, e não opositores igual aquela ONG que fundaram contra o neopotismo, que no final até o presidente da ONG foi presenteado com cargo. Ou um ONG que seria para trabalhar em prol do meio ambiente, e na verdade não faz nada em prol da conscientização ambiental no muniicipio, mas utiliza a entidade para fins de denúncia contra quem não o ajuda financeiramente. E sem falar em outras pessoas que fazem parte de conselhos e só mostra a cara para população em época de eleição, porque fiscalizar que é bom, é conivente com as decisões contrarias aos interesses publicos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce como anonimo é um fiasco se diz saber tudo e nào sabe nada, devia mostrar primeiro sua identidade e abrir o diálogo, mas prefere fazer comentários as escuras porque também deve ter suas mamatas ninguem aqui é presidente de conselho pra influenciar a comunidade na hora de votar mas sim para mostrar quem realmente da sua parcela de contribuição para o municipio, pois senhor Anonimo sabe tudo os Conselhos Locais não teem autonomia para nada mas jamais serei conivente com os eeros que vierem a surgir enquanto for Presidente de algum conselho e voce Anonimo Qual a sua colaboração com o seu municipio? isto é se voce realmente gosta de sua cidade. Porque nao se identifica com seu nome de registro? É muito fácil falar se escondendo.Nosso Blog é democrático e não estamos pleiteando nenhum cargo público pois todos que escrevem foram aprovados legalmente em concurso público. Não fazemos barganha.

      Excluir