quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Carnaval





Vem chegando o carnaval. Dizem alguns que se trata do verdadeiro réveillon nacional e que a partir daí as coisas começarão realmente a funcionar. Dizem também que é a festa do povo, o ápice da felicidade e da liberdade, a maior comemoração popular do planeta, a festa da carne. É, é muita coisa esse tal de carnaval.
Particularmente, não vejo todo esse glamour, toda essa pompa. Calma, não vou demonizar a festa também. Tenho boas lembranças das matinês no CTC. Com todo esse corpanzil que Deus me deu, cheguei a ir fantasiado de He-man (pena não ter a foto pra postar). Como é bom ser criança!
Mas não posso me furtar a comentar a putaria que rola pelas micaretas desse pedaço de terra chamado Brasil. Talvez aqui na pequena Castilho o pudor caipira e o fato de todos conhecerem a todos reprimam os instintos sexuais e a orgia, mas num lugar onde “ninguém é de ninguém”, onde “quem está na chuva é pra se molhar”, as coisas desandam. Fora isso, temos o consumo excessivo de álcool por quem nem deveria ingeri-lo e as drogas. Estas também batem recorde de vendas, mas o governo não lucra com isso. Só vê o resultado quando, dum morro qualquer, duma periferia, vem um tiro de uma arma que deveria ser de uso restrito derruba mais um policial.


Uma coisa que me deixou um tanto perplexo desta vez foi o fato de alguns prefeitos terem desistido de investir uma parte da grana em carnavais e repassado a verba pra saúde. Mais perplexo fiquei quando vi alguns comentários dizendo que a atitude não passava de politicagem e má administração do erário. Como um promoter, o prefeito deveria ter contratado os shows, ajeitado o recinto e demais acessórios do evento com dinheiro público e depois cobrar entrada para que os munícipes pudessem pular o carnaval. Lucro certo! Você compra a carne, a cerveja, dá a casa e depois paga pra entrar e comer. Bis in idem! Ademais (não fui pesquisar), mas acredito que a finalidade da administração não seja fazer shows ou qualquer outra atividade privada lucrativa e depois repassar a grana pra saúde, educação, etc. Tem cheiro de ilegalidade!
No mais, é uma época de muita alegria, de muito entusiasmo e muita diversão. Todos aguardam ansiosos pelo feriado. Uns pra pular e festar, outros pra descansar, outros pra viajar e ver a família. Eu vou passar estudando pra ver se em 2014 consigo viajar, quem sabe, pra algum lugar qualquer do Rio Grande do Norte! Talvez apenas passar um tempo sossegado balançando numa rede...

Márcio Antoniasi

2 comentários:

  1. é a pior postagem de todas, não porque fale do carnaval mas é a que tem menos conteudo

    ResponderExcluir
  2. Dou a casa, a comida e ainda pago para entrar...Triste, mas, ví essa ideia por aí!

    ResponderExcluir