segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

TEOCRACIA BRASIL AFORA



Onde e quando um governo com bases em justificativas religiosas orienta a formação do poder instituído ocorre uma teocracia. As teocracias marcaram presença na organização política de muitos povos. No monoteísmo parece ter adquirido mais força. No mundo contemporâneo muitos buscam legitimar suas ações por meio da argumentação religiosa.
No Brasil de hoje, preocupantemente, ganha corpo uma crescente intolerância ao Estado laico e à existência de uma cultura religiosa plural. Isto é: um Estado sem religião; e, uma liberdade religiosa, inclusive, dos ateus, e/ou, dos sem religião.
Nas cerimônias de posse dos vereadores e das vereadoras, dos vice-prefeitos, das vice-prefeitas, dos prefeitos e  das prefeitas pelo Brasil afora, neste começo de 2013, muitas vezes se confundiu e se confunde o caráter civil do evento, transformando tudo em culto religioso. Como se fosse natural. O crucifixo na parede das Câmaras Municipais, a inclusão de pastores e sacerdotes na mesa e o interminável suceder de discursos de caráter religioso em detrimento da materialidade política, central no evento.
O irracionalismo instalou-se no país inteiro. Dá medo.

Antonio Rodrigues Belon.

5 comentários:

  1. É um assunto complicado pois as bases da lei vieram justamente das religiões que pregam o bem de comum.
    E a politica nunca teve um olhar atento da população em geral, por isso fica fácil confundir os aspectos de cada um.

    ResponderExcluir
  2. O que o nobre autor chama de "irracionalismo", quando a presença da infleuência religiosa na prática política, é um traço cultural da qualquer nação, ou civilização - contemporanea ou primitiva. Apenas, uma nova tendência cultural, decorrente do iluminismo, de se rebater a influência religiosa em alguns segmentos da vida social vem crescendo nos últimos séculos, criando o conceito de estado laico, de ciência racional, etc. Novas reflexões precisam dar conta de não se levar a um real orracionalismo. O de se negar a prática religiosa como tendo seu valor cultural, ou pior, negando o direito civil de se professar, ou não, uma determinada crença, e até chegando a uma perseguição à religião.

    ResponderExcluir
  3. por incrivel que pareça, Jesus defende o estado laico quando diz "dai a César o que é de César". Se ele defende, quem sou eu pra ir contra. Silvinho

    ResponderExcluir
  4. Laico não é o mesmo que ateu, logo, dai a Deus o que é de Deus mesmo no exercício politico em um estado laico.

    ResponderExcluir
  5. Se depender da religião o Estado prenderá todos que fizerem sexo antes do casamento,a distribuição de preservativos será abolida, a propriedade privada continuará sendo considerada sacro santa e as mulheres continuarão a morrer feitos moscas devido a aborto em clinicas clandestinas.

    ResponderExcluir