quarta-feira, 6 de março de 2013

O PORQUÊ DO ANONIMATO?


Em “NOSSA CIDADE” este tipo de conduta precisa ser banido haja vista que por mais que as pessoas pensem que não a conhecemos se enganam, pois pelo menos de vista provavelmente já nos deparamos em algum ponto de nossa pequena cidade.

É lamentável quando temos alguns munícipes que tem opinião formada e se expressam nitidamente sem ter medo de ficar “ANONIMOS” naquilo que pensam, e aí alguns se acham no direito de criticá-los. Falando em direito, a Constituição Federal, garante, em seu art. 5º, o direito a liberdade de expressão, o direito a livre manifestação do pensamento e a livre expressão da atividade intelectual, independente de censura ou licença.

 Não estamos escrevendo neste BLOG com o intuito de sermos unanimidade, mas sim de expressamos nossas idéias em relação ao nosso município e temas que acharmos relevantes, e caso algum ANONIMO queira se identificar venha até nós que daremos a este o direito também de expressar suas idéias em nosso BLOG, por entender que Castilho merece sempre ser mais bem administrada por quem quer que esteja à frente de seus referidos mandatos tanto no Poder Executivo como no Legislativo. Agora é muito fácil ter uma boa gama de conhecimentos e fazer o uso desta, em beneficio próprio se aproximar de um bom prefeito ou vereador e ficar mamando no anonimato, pois o grupo opositor não quer e nem tem intenção de fazer barganha em causa própria por termos nossas atividades profissionais muito bem resolvidas somos concursados não tivemos que apoiar um candidato para conseguir um emprego e ficar no anonimato bajulando quem quer que seja o administrador municipal.

Talvez se todos estes anônimos ou anônimas se identificassem poderiam solidarizar-se com o município e buscar soluções nos mais variados segmentos que compõem uma administração publica. Ou será que estes anônimos ou anônimas esperam de quatro em quatro anos as eleições apóiam um candidato forte para poderem conseguir um cargo no município e trabalhar em comissão olhando apenas para si. É fácil ficar mascarado! E com isto esta pratica passa a ser rotina em um município que poderia ser modelo para toda nossa região diante das receitas que administram.
 

Queremos deixar bem esclarecido que não somos opositores a pessoas físicas e sim a atos administrativos que não vão ao encontro de interesse da coletividade. Castilho precisa ser transparente com nossa comunidade haja vista que a atual administração tomou algumas medidas sérias e necessárias para por ordem na casa, pois estamos cansados de clientelismos a favor de uma minoria em relação a uma população que vem crescendo ano após ano e que apresenta vários problemas a serem resolvidos como, por exemplo: a concessão que foi dada a empresa Águas de Castilho por 30 anos que no contrato diz que tudo que ela fizer de investimentos neste período deverá ser indenizada. E a quem compete esta atitude totalmente equivocada que lesou o erário público? Desta forma se faz necessário planejarmos melhor o nosso crescimento e desenvolvimento futuro.
                                                                                                                 Professor Toninho...

8 comentários:

  1. Toninho, adorei sua colocação. Direta, curta e resolutiva. Pena que nem todos em Castilho tenham esta percepção. Afinal, muitos acham que "se expor a cara e dizer o que pensam", serão punidos. Quer punição maior do que outorgar o poder a quem não merece?

    ResponderExcluir
  2. Sem duvidas Marco,podemos até ter divergencia de opiniões mas o respeito entre as parte tem que haver, afinal de contas nosso País é Democrático.Valeu...

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Prof. Toninho, perfeitamente claro seu texto. As opiniões é o que mostra quem somos, e nossas atitudes o nosso caráter. Dizer o que pensa, agir com dignidade e ter idéias divergentes, é o que faz uma sociedade evoluir. Castilho merece muito mais o que damos para ela. O povo merece qualidade no serviço público, seriedade.

    ResponderExcluir
  4. Sem duvidas Wagner, mas nossa comunidade precisa entender que nem todos se expressam com o intuito de barganhar em causa própria, como é feito por muitos que ficam no anonimato nao se mobilizam e ainda se acham no direito de fazer críticas infundadas, nosso BLOG é isto uma abertura para o diálogo visando mobilizar a nossa comunidade como um todo.Obrigado...

    ResponderExcluir
  5. a politica na nossa cidade é utilizada para simplesmente pra satisfazer o ego de quem ganha e humilhar a quem perde, como em um jogo qualquer, a cada ano que passa ou melhor dizendo, a cada 4 anos nada muda, os problemas estao aí, persistem ou se agravam, as inundaçoes frequentes na avenida é um belo exemplo. Passou da hora de realmente vestirem a camisa de castilho e fazer sua parte para que a cidade seja melhor pra todos e nao somente para favorecer quem está la no paço municipal ou ali na camara.

    ResponderExcluir
  6. Duvido se algum de nós anôminos mostrarmos a cara, não seremos perseguido por alguns de vocês do blog. Agora se criaram um blog onde dão opção de postarmos anônimos, porque não utilizarmos este direito? Prof Toninho, você mesmo relatou que na Constituição Federal, a mesma garante, em seu art. 5º, o direito a liberdade de expressão, o direito a livre manifestação do pensamento e a livre expressão da atividade intelectual, independente de censura ou licença. Também sou concursado, sei de algumas arbitrariedades dos cargos eletivos e dos cargos de confiança, conheço a capacidade intelectual de alguns deste blog. Sabe aquele ditado: dê poder a um homem e verás quem ele é. Sem poder as pessoas já mostram quem são, imagina com poder! Ficamos felizes no apoiou ao nosso movimento sobre a Água de Castilho, agora pergunto: vocês não iriam apoiar? Pensamos que já teriam aderido direto, em prol da população castilhense, demonstrando ser o legado deste blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Primeiramente, queremos agradecer a sua participação no blog. Em nenhum momento o nosso ideal foi, ou será, que todos que participem comentem concordando com a gente, pois, afinal, sem ideias contrárias não há debate e esse é o objetivo do blog: debater, no melhor nível possível. Em segundo lugar, o fato de haver a possibilidade de se comentar como anônimo foi decidida, de forma unânime, por todos do blog, o que não impede, entretanto, de desejarmos (como fez o professor Toninho) que os comentários sejam identificados. Além disso, não temos o poder e, muito menos, tão grande falta de escrúpulos para perseguir pessoas. Por fim, quanto ao apoio ao movimento das águas de castilho, sempre apoiamos, de longe, porém, nesse sábado, participamos da reunião, nos inteiramos do movimento, enfim, concretizamos nossa participação. O fato de anunciarmos isso faz parte do nosso compromisso em divulgar, ainda mais, as ações do grupo. Nos próximos textos do blog vc poderá comprovar isso. Abraços! Samuel Carlos Melo.

      Excluir
  7. Realmente Anonimo se der poder pra quem nao tem valores morais, constiuídos em sua formação, este sim por sua vez poderá decepcionar muitas pessoas, como vários que ja passaaram por funções que lhe foram atribuídas e não corresponderam com o devido comprometimento que deveriam ter com a comunidade, agora voce como servidor publico concursado deve entender que tudo anda muito bem a decadas em nosso municipio e por isto prefere ficar no anonimato mas como o Samuel falou quem somos nós para fazer represárias a idéia do BLOG não é esta nem nunca será, mas quando mobilizamos um grupo de pessoas que quer mostrar aquilo que realmente acontece em Nossa Cidade e que muitos municipes nao querem exergar ou preferem ficar comentantado nos quatro cantos da cidade aí somos taxados de ter algum interesse obscuro. Jamais farei poder de barganha pois sou um profissional muito bem resolvido e vou opinar sim sempre que observar atos que não vão ao encontro da coletividade em nosso municipio. Com relaçao ao possivel plebiscito que vier a correr em nosso municipio quero ser um dos primeiros a assinar a lista pois, quando foram explicar como seria a concessão de uso para a empresa Aguas de Castilho fui um dos taxados como os dez desocupados de Castilho, por ja estarmos preocupados em que circunstancias isto ocorreria, portanto não é de agora que visto esta camisa. Sou contra qualquer tipo de desvio de responsabilidade do poder publico.Professor Toninho...

    ResponderExcluir