quarta-feira, 17 de abril de 2013

A efervescência dos anos 20

Olá! Inicialmente quero manifestar minha imensa alegria em fazer parte do grupo! De verdade, me senti super honrada e lisonjeada pelo convite! Também desejo dar os parabéns ao ex-opositor, professor Toninho, que por meio de toda sua dedicação e trabalho desenvolvido como professor de Educação Física tem agora a incumbência de resgatar o esporte no município de Castilho. Boa sorte, Toninho! Espero te “substituir” no blog à altura!
A proposta feita a mim foi que escrevesse sobre qualquer coisa, mas especialmente sobre filmes, música, livros, algo mais puxado pro lado cultural. Claro que fiquei imensamente feliz por falar de coisas que tanto gosto e por ter a oportunidade de ser um Lúcio Ribeiro ou um Rubens Ewald Filho (ui!) na vida. hehehe. Claro que o que escreverei aqui são coisas bem pessoais acerca do que acho e gosto.
Quero falar hoje a respeito de um filme que há séculos estou esperando pra assistir: a adaptação para o cinema de O Grande Gatsby, do escritor F. Scott Fitzgerald. Scott é considerado como um dos maiores escritores americanos do século XX.  Minha curiosidade sobre os anos 20 e pelos personagens que fizeram parte da literatura desta época começou após ter lido Essa Valsa é Minha de Zelda Fitzgerald, esposa do Scott.
Antes de falar do filme, quero emendar o assunto e falar da esposa incrível dele ( tipo post 2 em 1, rs).  Não sei quanto a vocês, mas gosto de histórias de mulheres que estão à frente do seu tempo, desafiando os costumes da sociedade e que tiveram uma vida “emocionante”, assim como a Frida Kahlo sabe?
Após uma crise no casamento, Zelda torna-se instável e começa a praticar balé exaustivamente aos 27 anos de idade. Com o alcoolismo do marido e tempestuosas crises, a escritora é internada em um sanatório diagnosticada com esquizofrenia.  O romance autobiográfico Essa Valsa é Minha foi escrito enquanto ela estava internada. Zelda faleceu aos 47 anos em decorrência de um incêndio que houve na clínica em que estava. Vidinha mais ou menos, né?


Aí, depois de ler o livro dela, pensei: “tenho que ler os livros do Scott!”. E assim, li A Noite é Suave e O Grande Gatsby.
Gatsby é demais! Ele é um cara milionário que vive dando festas incríveis em sua mansão e que além de tudo, ainda é bonitão (bonito mesmo gente, senão o Leonardo DiCaprio não o interpretaria no filme. Touché! rs). A adaptação do filme tem trilha sonora  muito massa, com direito a Beyoncé interpretando “Back to Black” de Amy Winehouse, Lana Del Ray, Jack White interpretando U2, The xx entre outros.

Agora só nos resta esperar ansiosamente pelo dia 14 de junho, data de estreia do filme aqui no Brasil! (Nesse ínterim vocês podem ler o livro, afinal sempre é mais legal ler o livro primeiro para depois assistir à sua adaptação).
That´s all folks!
Thaís Coelho

11 comentários:

  1. Que sua chegada aos opositores seja bem aceita pelos leitores Thaís. Este filme promete heim, lembrando que já é a 4ª adaptação de O Grande Gatsby para o cinema, a última foi de 1974 com Robert Redford. Aguardando ansioso pelo próximo texto. Parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miguel, sabia que o filme já tinha outras adaptações mas não sabia que era a 4ª...
      Que bom que você gostou!
      Muito obrigada!
      Thaís

      Excluir
  2. Muito bom, também quero ver logo esse filme.

    ResponderExcluir
  3. - Já estou loucamente ansiosa pra ver , e com certeza o Livro e perfeito , a Thaís arrazoou na escolha do filme livro e tudo , bom gosto como sempre.

    ass: Amanda Claudino

    obs: o Anônimo e simplesmente por não lembra a senha da minha conta (afff) esta sou eu .. kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amanda!! Tô esperando desde o ano passado pra assistir o filme!!
      Que bom que você gostou! Fico super feliz!
      Thaís

      Excluir
  4. Bom encontrar uma leitura agradável e dinâmica, que desperte em nós, esse desejo de conhecer mais e mais sobre o que está sendo falado. Parabéns Thais e parabéns pelo blog, pessoal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que ficou com vontade de ler!!
      Fico super feliz!
      Obrigada!
      Thaís

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Thaís. Parabéns por participar do Blog. Já tive oportunidade de assistir à 2ª e 3ª adaptação do livro ao cinema. A terceira adaptação, com Robert Redford e Mia Farrow nos papeis principais é simplesmente sensacional. Já assisti pelo menos umas três vezes. Fiquei curioso para assistir essa nova adaptação, para poder comparar. Sucesso para você. Vou acompanhar suas publicações. Parabéns pela escolha do 1º texto. Já mostrou a que veio. Um abc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá João!
      Fiquei super curiosa pra assistir esse filme com a Mia Farrow! Vou dar um jeito de assistir antes da adaptação nova rs.
      Fico muito feliz que tenha gostado do texto!
      Obrigada!
      Thaís Coelho

      Excluir