quarta-feira, 24 de abril de 2013

Herança maldita



Toda vez que me lembro dessa privatização da água castilhense, toda vez que vejo os rostos do prefeito e dos vereadores favoráveis da gestão passada tenho logo um ímpeto de fúria, misturado com muito nojo. As palavras são duras, mas é a mais pura e cristalina verdade.
Não sei o que se passou naquela fatídica sessão, quais os bastidores e o que levou oito dos nove vereadores a votar a favor do pedido do prefeito. Ouço muita coisa por aí, mas nada que se possa provar. O que eu sei é o que eu vejo e o que eu sinto. Pessoas humildes sendo exploradas, um serviço de péssima qualidade, uma água de péssima qualidade, além de muita mentira com relação a melhorias que devem ter sido feitas daquele material que só os inteligentes vêem, como naquele conto antigo. Eu não vejo!
E tenho mais medo do futuro. Imagine o estrago que a ingestão dessa água podre vai fazer na saúde da população, inclusive e especialmente nos mais pobres. Quantas doenças não se agravarão ou até irão nos acometer devido à água podre que nos fornecem? Não é só o arrombo que faz atualmente no orçamento das famílias, mas o arrombo na vida dos nossos entes queridos. Será mesmo que os vereadores pelo menos pensaram nessas coisas quando deram seus votos favoráveis sem ao menos ler o projeto? Será que são tão ingênuos assim? Eu acho que não!!!
Olha, essa ganância desenfreada e esse umbiguismo são nossos maiores vilões. Nada vai mudar enquanto esses forem os valores da sociedade como um todo. Porque, não nos enganemos, não são apenas os representantes eleitos os podres nessa história. Todo aquele que pratica atos que perpetuam esses comportamentos estão no meio da coisa toda e são parte participativa e atuante da podridão. Quem votou a troco de cerveja, de cimento, de grana, de cargo, todos esses são igualmente culpados.
E a nossa herança é essa: trinta anos de um serviço porco, sem qualquer compromisso com a qualidade de vida e da saúde da população e voltado exclusivamente pro lucro e pra bolsa de valores. E, pior, nossa herança maldita é saber que pouca coisa vai mudar, porque pouca gente quer mudar.



Márcio Antoniasi

4 comentários:

  1. Opositores, fico pasmo em saber que a população castilhense é culpada por tudo isso,afinal elegeram uma corja de políticos preocupados em fazer sua poupança render, em sua aposentadoria ser gorda. O que eles fizeram com a gente precisa ter uma punição. A sensação que eu tenho é de que eles riem da nossa cara.

    ResponderExcluir
  2. Anonimo... eu não considero que o povo seja o culpado disto nao, na verdade o povo é vitima de um regime politico viciado, que manipula as pessoas nas eleições.
    Concordo que isto precisa de punição, mas para isto os vereadores atuais tem de sair da posição comoda que estão

    ResponderExcluir
  3. "Um eleitor sabendo ler e escrever é uma ameaça à segurança das instituições : é capaz de dar o seu voto a um homem que também saiba ler e escrever, e lá vêm abaixo as referidas instituições !"

    Olavo Bilac

    ResponderExcluir
  4. Acho que muita gente da cidade tem os mesmos sentimentos que o s seus, a população tem toda culpa sobre isto, pois houve a pouco tempo atras a grande oportunidade de mudar este panorama e não o fizeram, escolheram permanecer na mesma situação e sem perspectiva de melhoras, pois quem está la são os mesmos e velhos conhecidos, agora são 3 anos e meio de mais aventura e fortes emoções por conta de muitos que venderam seus votos e outros que por capricho e orgulho não quiseram arriscar em algo novo e mudanças significativas, castilho continua como a 40 anos atras. Quem aqui na cidade não conhece alguém que vendeu seu voto, caro ou barato, quem aqui não conhece alguém que aliciou vários por ai em nome de um candidato, mas é difícil provar td isso....

    ResponderExcluir