sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Troque um livro djá!




Muitos de vocês já sabem que tá rolando o 1º Estação Cultura de Castilho na antiga estação ferroviária. O objetivo principal do evento é contribuir para o tombamento da antiga estação do município e ainda propiciar apresentação de artes, poesia e boa música aos castilhenses.
Além do evento que ocorreu no sábado e que teve um ótimo resultado, uma das coisas mais interessantes foi a troca de livros. E era cada livro que estava disponível! Machado de Assis, Agatha Christie, Tolstói, Whitman, entre outros. Dostoiévski foi motivo de muito olho gordo. Devo afirmar que só estavam os bons lá. E o legal foi que você pôde contribuir com isso e possibilitou que alguém conhecesse a obra de grandes mestres mundiais.
Gente, isso é emocionante, de verdade! Não é só simplesmente a troca de livros, a coisa material. É troca de experiências!
Essa ideia dos companheiros Opositores me fez lembrar uma página que curti muito no Facebook, chamada Leve Este Livro. A descrição da página diz que é uma força-tarefa para promover uma virada no Brasil até a copa de 2014. E o esquema funciona assim: escreva uma dedicatória em algum livro e simplesmente o “esqueça” em algum lugar público. Não é incrível?! Na página dá pra ver algumas dedicatórias nos livros doados aos seus novos leitores.
Sei que é difícil se desapegar de um livro querido, especialmente quando ele te marcou de algum modo, ou porque a capa é bonitinha, ou porque ele é um clássico etc. Mas vamos ampliar o uso de nossos livros ao invés de deixá-los guardados na estante ou largados em algum canto de casa. Ainda dá tempo! Hoje a noite tem o encerramento do 1º ECIC e você pode trocar um livro e ampliar o seu repertório cultural e o de muita gente também. Vamos fazer uma força-tarefa cultural em nossa cidade!

Thaís Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário