sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

No apagar das luzes...



Todos aqui do blog já tínhamos desistido de escrever qualquer coisa esse fim de ano. A fartura natalina deixou-nos todos empanzinados e malemolentes. Estava tudo correndo na maior tranqüilidade, até que a cidade foi pega de calça curta com a notícia de uma Sessão Extraordinária na Câmara de Vereadores. O que de tão urgente teria acontecido pra que a semana natal-ano novo fosse interrompida por nossos sempre muito atuantes edis?
Não demorou pro facebook e os sites locais e regionais soltarem a notícia de que a presidência da casa legislativa castilhense passou por uma substancial e inesperada mudança. Assim, aos 47 do segundo tempo, sem alarde, à surdina, o mandato do presidente passou de dois pra um ano, sem a prerrogativa da reeleição. Uma diminuição significativa nos poderes e a garantia de finais de ano intensos na busca da cobiçada chave do cofre.
Interessante o fato de alguns vereadores, outrora contra, terem mudado de opinião com tanta celeridade e com um discurso afinadíssimo, apesar da discrepância argumentativa com relação a algum senso moral. Esse episódio deixa em mim duas impressões.
A primeira (e mais óbvia) é a de que os três remanescentes do atual mandato são e estão espertos. Sabendo que a parcial ojeriza popular fez com que os novos vereadores formassem uma “aliança” em favor de uma presidência igualmente renovada, eles se adiantaram e, pelo poder legalmente conferido a eles, mudaram a legislação, de modo que há, agora, virtualmente, uma maior possibilidade de conseguirem voltar ao poder. Fica patente o desejo voraz pela cadeira! Não pensemos, eleitores, que a coisa vai correr pacificamente. Conchavos, reuniões particulares, visitas noturnas, grana, e toda essa imundície que já conhecemos. O que muda é que agora teremos essa mesma ladainha todo final de ano, com o script imutável forjado em anos e anos de politicagem torpe.
A segunda não era tão visível, mas era imaginável. No afã de satisfazer seus eleitores e de mostrar serviço desde cedo, atendendo a sede popular por uma moralidade administrativa no Legislativo, os novos vereadores saíram mostrando suas cartas, apregoando aos quatro cantos da cidade que a presidência será do grupo do prefeito. Inocentes, esqueceram-se de que os Três ainda têm a caneta na mão e uma disposição hercúlea para manter o poder bem aconchegado embaixo dos braços. Resultado: um duro golpe e a certeza de agitadas disputas futuras.
Tudo muito estranho, tudo muito rápido e, ao mesmo tempo, tudo muito auto-explicativo. Quatro anos de mandato, uma eleição já decidida, mas, ainda, mais três a serem disputadas com unhas e dentes. Em um ano muita coisa muda, muita água passa por debaixo da ponte, como diz um desses ditados. E o jogo fica em aberto. A mim fica a certeza de que a moralidade administrativa está cada vez mais distante e utópica. Quando penso nela, vem-me logo à mente a imagem de uma criança correndo atrás da lua, achando que ela se encontra bem próxima, alcançável.


Márcio Antoniasi

8 comentários:

  1. Bom será no dia em que essas cobras se servirem do próprio veneno. Esse que agora lhes parece o maná.No momento, a melhor coisa do mundo. Mas, tudo pode azedar, aí que o bicho pega.Tipo: cobra engolindo cobra.Sem o soro, apenas o veneno, da ganância e do poder. Aqueles que cegam os olhos, endurece o coração e tira toda a vergonha da cara.

    ResponderExcluir
  2. É meu amigo Marcio, quando querem uma coisa, basta uma extraordinária e td se resolve.È meus amigos maquinam as coisas na "calada" da noite dizendo:ninguem viu, ninguem vai saber, pobres coitados se esquecem dos olhos Daquele que td vê, td ouve.Da justiça Desse não vão escapar.

    ResponderExcluir
  3. Como diz meu amigo anônimo acima, com certeza os nobres, não conhecem o peso da mão Daquele que tudo vê, tudo ouve e tudo faz, no momento certo............VERGONHAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  4. cuidado com a cobra pelo visto ela é cascavel, e está pronta pra dar o bote, ná marcio...............kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Instituto Butantan - Entao Castilho se tornou uma ala do Serpentario rsrssrs

    ResponderExcluir
  6. tudo muito bonito, palavras dificeis e etc.... mas na minha concepçao, só mudará os mamadores.... as tetas desta vaca gorda sempre estará lá!

    ResponderExcluir