segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Um ato de amor aos animais


Não sei se vocês perceberam, mas há muitos animais abandonados nas ruas da cidade, muitos deles visivelmente debilitados. Se tem uma coisa que me dói o coração é ver animais abandonados na rua. Se pudesse levaria todos para minha casa, mas infelizmente não posso e muita gente que gosta de animais também não pode. E foi compartilhando desse mesmo amor e também da preocupação aos animais de rua, que no feriado do dia 7 de setembro realizou-se a primeira reunião para criação de uma associação de proteção aos animais de Castilho.
Para quem não sabe o controle e cuidados dos animais abandonados nas ruas são de responsabilidade da prefeitura, sendo uma questão de saúde pública. Assim, não só cabe ao poder público municipal resgatar animais doentes e sacrificá-los, como muita gente pode pensar, mas também zelar pelo bem estar e permanência dos animais no canil.
Dito isto, quero lembrar sobre as denúncias realizadas pela Associação Protetora dos Animais de Andradina e Região – APAAR, sobre os maus-tratos e descaso de alguns funcionários aos animais do canil do nosso município. Por meio de uma visita, a associação constatou irregularidades no local, como a falta de água fresca e de comida aos animais. Além disso, os cães e gatos recolhidos permanecerem presos em pequenos espaços, que não são limpos constantemente. Segundo a publicação do Jornal Impacto de 08/05/2013, muitos animais portadores de doenças tratáveis também são sacrificados.
 Desse modo, caberia também aos voluntários da associação o papel de acompanhar de perto o processo de recuperação dos bichinhos que estão no canil e principalmente de oferecer uma estadia digna aos animais. O que se pode fazer também futuramente é a realização de feiras de adoção dos animais saudáveis para obtenção de um lar.
Como vocês devem saber no mês de julho desse ano foi homologada uma lei de proteção aos animais onde se constitui crime o abandono e maus tratos aos mesmos. A lei prevê reclusão de 3 a 5 anos para a pessoa que provocar a morte dos bichinhos. Assim, a população pode então denunciar tais atos cometidos contra os animais.
Apesar de essa ter sido a primeira reunião, já se definiram algumas questões inicias. O que percebemos é que há pessoas preocupadas com os pobres animais abandonados e indefesos da cidade, mas ainda assim, a associação precisa de mais gente comprometida e dedicada à causa.

Thaís Coelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário