segunda-feira, 10 de junho de 2013

CULPADO!




Há algumas semanas Castilho foi sacudida com duas notícias bombásticas sobre a suspeita de estupros em escolas municipais. Alarmismo, apocalipse, opiniões e linchamentos. Onde esse mundo vai parar?
Quem é o suposto estuprador? Quem fez essa barbaridade? Não importa! O negócio é linchar o primeiro desavisado que passar na frente, descontar a raiva que as notícias datenísticas nos causaram com o passar dos anos, e depois apurar os fatos.  Investigação, processo legal, ampla defesa? Isso é frescura, coisa de boiola. Voltemos aos tempos da caverna e decidamos nossas diferenças pela força.
 


 Vi esse vídeo e me senti muito mal. Estamos bestializados! Temos twitter, wireless, touch screen, e um porrete embaixo do banco do carro pro caso de uma fechada no trânsito. Cada vez mais conectados e descolados; cada vez mais solitários e agressivos. Setecentos amigos no facebook e, quando adoecidos, é a mãe, já velhinha, quem está presente.
Julgar, eis a primeira reação. E o pior é ver também alguns veículos de comunicação caindo na mesma cilada. O agravante é que na internet é aquela história de espalhar penas ao vento: nunca mais se retorna ao estado inicial. Percebi que muita gente se horrorizou e “divulgou” a notícia ruim, mas a retratação quase ninguém viu. É aquele velho gosto pelo bizarro, pelo sadismo.
Nos dois casos castilhenses e no vídeo a acusação inicial propagada foi logo modificada após uma pequena apuração. Inocentes foram inocentados, bons serviços foram reconhecidos e as coisas voltaram quase ao normal. Claro, tudo que sobrevém em nossas vidas acaba deixando marcas, umas mais perceptíveis e outras nem tanto. Espero que para os protagonistas injustiçados seja a segunda opção. Aos julgadores: calma lá, meritíssimos.

Márcio Antoniasi

Um comentário: