segunda-feira, 1 de julho de 2013

Blackbird



Estava eu no banho, cantando e ouvindo músicas pelo celular (como sempre faço) e eis que toca a belíssima canção Blackbird, dos Beatles. Havia alguns dias que não a ouvia. Mas, ouvi-la novamente, me fez lembrar a suposta história da composição da música que, por sua vez,  me fez relacionar com o clima em que o país se encontra, ocasionado pelo clima das manifestações das últimas semanas.

 “Take these broken wings and learn to fly
All your life
You were only waiting for this moment to arise.”

Tome estas asas quebradas e aprenda a voar
Toda sua vida
Você somente estava aguardando esse momento para alçar voo.

Blackbird foi composta por Paul McCartney como um apoio e encorajamento aos negros, pela reivindicação de seus direitos civis, durante a segregação racial nos Estados Unidos na década de 50. Assim como na música, chegou a hora de alçarmos voo e de irmos à luta.
Chega! Cansamos de aguentarmos tanto desrespeito. Exigimos uma qualidade de vida melhor para todos os brasileiros. Fomos às ruas e mostramos nossa indignação.
Mas, e aí? O que faremos agora?
Acredito que com essa onda de manifestações muitos se ligaram nas notícias e procuraram se informar mais a respeito dos temas mais em voga nas manifestações:  a redução da tarifa do transporte coletivo em São Paulo ou até a possibilidade da tarifa zero; a PEC 37; a cômica cura gay aprovada pelo atual presidente da Comissão dos Direitos Humanos, Marcos Feliciano, entre outros. E assim devemos continuar. É hora de prestarmos mais atenção aos fatos ocorridos, até porque, 2014 é ano eleitoral. De que adianta irmos às ruas e continuarmos votando em quem não nos representa?
Também concordo plenamente com o companheiro opositor Márcio, quando diz que a principal mudança acontece a partir de cada um de nós. O momento é de repensarmos aquele  nosso velho “jeitinho brasileiro”. Chegou a hora de fazermos nossa parte.
Não deixemos esse anseio por mudanças arrefecer!

“Take these sunken eyes and learn to see
All your life
You were only waiting for this moment to be free.”

Tome estes olhos fundos e aprenda a enxergar
Toda sua vida
Você somente estava aguardando esse momento para ser livre.




Thaís Coelho

Um comentário:

  1. Talvez eu seja das mais pessimistas, mas francamente, este movimento em nosso país não renderá grandes transformações. Gritar sair ás ruas (sempre tem um quebra- quebra...), mas convenhamos...mudança? eu não sei não. E olha que eu já fui de acreditar em movimentos, mais depois me desiludi...
    Talvez eu desisti de acreditar que o mundo possa ser diferente.
    Mas não tiro o crédito de sua opinião, você escreve muito bem thaís!!!

    ResponderExcluir