terça-feira, 21 de maio de 2013

GREVE É RESULTADO DE REVOLTA



Nesta terça-feira (21 de maio de 2013) foi mais uma data para entrar para a história de Castilho-SP. Não por conta de uma privatização covarde de um serviço público como foi o da água, mas sim porque pela segunda vez na história deste município os servidores municipais se uniram e decidiram entrar em greve por melhores salários e maior valorização profissional.
Por ser uma mobilização que se dá logo após uma eleição municipal, alguns acusam se tratar de uma simples ação de partidários da oposição, o que em partes pode ter alguma razão. No entanto, uma análise mais profunda do problema percebe-se que esta paralisação é fruto de uma grande revolta dos funcionários públicos, que vai muito além de questões político-partidárias.
O Sindicato da categoria intensificou a campanha de conscientização salarial apenas no ultimo mês, e mesmo de uma forma meio que desorganizada conseguiu arrastar a maioria dos funcionários públicos de Castilho para a greve na primeira chamada que fez, o que mostra toda a insatisfação destes trabalhadores.
O atual prefeito já assumiu o cargo sofrendo de grande desconfiança dos funcionários públicos municipais, pois nos outros dois mandatos que esteve a frente da Prefeitura teria promovido uma política de arrocho salarial. Talvez seja por isto que os argumentos que tentam justificar um reajuste de apenas 7% a todo o funcionalismo público não tenham surtido efeito.
A falta de isonomia na hora de definir o reajuste/aumento salarial para os diferentes cargos também tem causado muita revolta. Histórias como as do aumento de 44 % para o Diretor Administrativo da Câmara e de 40% para os médicos causaram muita insatisfação entre os funcionários. Isto sem dizer que há ainda rumores de um projeto de aumento para assessores do alto escalão.
 Outro fato de insatisfação é que um reajuste de 7% para todos os funcionários de diferentes cargos não é igualitário na prática, tendo em vista que o quadro de funcionários da Prefeitura é recheado de diferenças salariais, ou seja, um assessor do primeiro escalão terá um aumento salarial muito maior que um auxiliar geral, caso este reajuste seja mesmo aprovado.
Além disso, existe grande revolta entre os servidores por conta do Sindicato e da Câmara Municipal terem denunciado que a Prefeitura apresentou projetos extremamentes absurdos, desnecessários e que lembram a época da ditadura, como o de multas para quem recorre a processos administrativos, demissões quase que à revelia do funcionário, sem direito a direitos constitucionais de ampla defesa. Segundo o Sindicato, existe ainda  um projeto que visa o corte do ticket alimentação para quem apresentar atestado médico. Ou seja, se a mãe de um funcionário estiver doente e ele tiver que comparecer ao médico, terá seu vale alimentação descontado em seu já baixo salário. Logicamente que com isso tentam punir o mau funcionário, mas  acabam generalizando e punindo também o bom servidor.
  O discurso principal na prefeitura é o de que a arrecadação irá cair por conta de uma lei que deverá entrar em vigor daqui a três ou quatro anos e que os recursos deste ano de 2013 estão menores que os do ano passado, sendo assim, o momento seria de sacrifício. No entanto, a revolta maior é que a cobrança por sacrifício acaba recaindo com maior peso em quem ganha menos. Para ser coerente, prefeito e assessores deveriam propor um reajuste escalonado, como foi feito em Andradina, onde os maiores salários tiveram reajustes menores e os mais baixos salários tiveram reajustes maiores, assim todos se sacrificariam igualmente. Mas, a justificativa é a de que isso é proibido, um argumento que deveria ser discutido pelo Sindicato, pois em vários lugares a coisa é feita desta forma. Por que aqui não é?
Ao que parece, estes trabalhadores não querem muito, querem acima de tudo um pouco mais de justiça e de valorização e encontraram na greve a única forma de exigir isto.

Dóri Edson Lopes.

10 comentários:

  1. Supresa para todos os municipes foi as duas vereadoras votarem a favor deste projeto. Sineire nunca foi funcionária concursa, e a Juliana só trabalhou na iniciativa privada. Uma pena, pois depois de tantos anos conseguimos trazer de voltar para Casa de Leis a presença das mulheres, e as mesmas dão um furo deste. Vereadora, não só os funcionários públicos que estão revoltados com as senhoras, mas este ato fez tornar uma certa insegurança da população, porque mostra que estamos a mercê de que vocês votem quaisquer outros projetos absurdos e inconstitucionais. Pensem, vocês foram eleitas para fazerem um mandato bacana, e dar respostas positivas a população. Não queremos que vocês sejam vereadoras de uma só mandato. Sineire, você que tem tanta fé em Deus, e se diz tão religiosa, pense nas famílias que poderiam ter sido prejudicadas. Juliana, sua falta de experiência requer um melhor assessoramento. Você á uma menina bacana, onde várias pessoas acreditaram que você traria algo de bom para cidade e para os assentados. Joni, você é um cara inteligentíssimo, deveria ter mais Deus no coração, e não só ir aos domingos na igreja para papar a hóstia. Não lembro também de vocè ter sido funcionário público. Sua esposa sim é professora concursada, imagina se o Estado inventasse algo, e afetasse a renda da sua família? Pense nas famílias, pense em Castilho!!! Sabemos que Castilho terá perdas, é evidente, é uma tendência ainda mais no governo que vamos ter por mais alguns anos. Mas, Castilho não vive só de repasse da Cesp, tem outros repasses, e sabemos que tinha tudo para ser uma cidade de primeiro mundo. Se Castilho fosse no Paraná ou no Rio Grande do Sul com a verba que recebe, estaríamos nos destaques na mídia nacional como exemplo. O problema é que não sabemos de fato onde o dinheiro é utilizado. Entra administração, sai administração e é a mesma coisa, a mesma novela, só mudando os atores. Desfalque, desfalque, desfalque!!! É só monitorar os bem,que com certeza estão em nome de terceiros para tentar não deixar rastro, daí saberíamos qual foi destino dos desfalques. Aplicações em boi, fazendas, postos de gasolinas, construções de condomínios, casas, sei lá mais o que. Não substimem a inteligência da população, tem muita gente ligada em tudo o que acontece. Não seria supresa se o Fantástico, CQC, ou outros programas de repercurssão nacional apresentassem algo na imprensa sobre nosso municipio. Se querem mudar algo, se querem enxugar as contas a pagar, é mais que importante, é dever de vocês fazesm. Mas, façam uma auditoria correta, e pertinente. Uma auditoria em todos os departamentos, e também na câmara municipal. Abri meu coração, vocês podem ler de pensar: Acha que vai mudar o mundo com este discurso? O fato não é mudar o mundo, mas despertar quem sabe uma reflexão nestes assuntos abordados. Nunca é tarde para mudar nossas atitudes!! Boa sorte Joni, e as vereadoras, e lembrem-se que vocês poderiam esta na pele deste que clamam por justiça.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. falou, falou, falou e nao disse nada

      Excluir
    2. está falando o justiceiro que sabe de tudo!!!! fala muita abobrinha rapaz, c vc fosse tao bom assim, pq nao se identifica, ou fala isso na cara do prefeito ou das vereadoras? ficar se escondendo é fácil né espertalhão, vc nao engana ninguem. surpresa mesmo, é um site tão bom quanto esse, permitir que ignorantes estúpidos escrevam como anônimos, já que vc está acusando as pessoas, pq nao acusa mostrando a cara. esse seu dicurso é barato e podre, pois vc quer mudar o mundo, mas nao tem coragem de postar seu nome.

      Excluir
  2. Dóri concordo contigo: estes trabalhadores não querem muito, querem acima de tudo um pouco mais de justiça e de valorização e encontraram na greve a única forma de exigir isto.
    Mas baderna não leva nada a lugar nenhum. As pessoas são livres para aderirem a greve. E não criar atalhos para negar o direito do funcionário sequer escolher se quer ou não aderir a greve.
    Perturbação do sossego alheio existe desde 1941, esta lei foi assinada pelo mesmo presidente da república que criou a CLT, Getúlio Vargas.

    ResponderExcluir
  3. Democracia ("demo+kratos") é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos. O povo elege um representante ora veja tamanha decepção pois o mesmo que foi eleito pelo povo agora esta conta o povo ...Um governo que esta voltado contra os desejos coletivos tais como – Saúde em 1º lugar; Saúde não há –não tem médicos para atendimento – Educação 2º lugar, não há pois o nosso IDEB esta abaixo da linha do Equador (rsrs), Social 3º lugar também não há ,pois o Social aqui em Castilho é mantido pelo governo Federal .
    Caro Faraó não se esqueça o que Deus fez com o Faraó que oprimiu o seu povo ...O povo ta de greve respeite isso, Deus disse faça a tua parte - faça .Daí a César o que é de César, seja Justo como Jose , evite ser o Judas você pode fazer a Diferença , mostre a todos que você também é humano , os holofotes estão sobre você ,use o poder que tem para fazer o bem , não tente dominar o mundo pois o mundo já tem dono e o dono é Satanás . Coloque um ponto final nessa historia você não vai ganhar nada com a continuidade da greve,esta em suas mãos por um fim nisso tudo . Que Deus tenha misericórdia de você .

    ResponderExcluir
  4. cadê os que metiam a boca na administração. caladinhos estão e permanecerão. o chefe do departamento de esportes que não podia ver uma geladeira aberta que já achava que era flash ou filmagem, esqueceu os colegas companheiros de sindicato? Claro como você, vários estão recebendo pelo silêncio. A liga da justiça ficou desmoralizada perante a população. isso é o Brasil, tudo por um cargo. o chefe do recursos humanos tão entendido do assunto de pessoal, adora ser o relações públicas da prefeitura no facebook, cadê você agora, caladinho hein!!!Joni fez comprou o silêncio, e os trouxas se venderam bonitinho. quem abandona companheiro, companheiro não esquece.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Voce Anonimo covarde nao me conhece, nao sou do tipo que gosta de aparecer pra se promover, trabalho e tenho competencia diferente de voce que é covarde e se esconde pra falar na condiçao de anonimo, nao me vendi e nunca me venderei pois nao sou mercadoria, ganho apenas o meu salario e faço jus a ele porque trabalho nao sou puxa saco, voce se engana pois nunca ocupei nehum cargo no sindicato mas ajudei sim meus amigos funcionarios publicos como um todo em um outro momento como este que ja ocorreu mas na verdade voce nunca esteve nos bastidores de uma negociaçao de greve porque na condiçao de covarde voce nao iria aparecer pra se posicionar afim de ajudar alguem, mas eu ja dei minha contribuiçao e nao sou o salvador da patria, pois se a atual comunidade castilhense teve duas oportunidades para me eleger no legislativo e se nao consegui é porque entendo que eles nao me queriam la, agora voce antes de me criticar veja que estou trabalhando com esportes e atividades fisicas em castilho a 16 anos e nao 16 dias, conquistei este espaço pela minha competencia nao com poder de barganha, Prove o que voce diz que recebi dinheiro pra calar a boca, agora volto a dizer a inveja é uma merda se voce nao tem coragem de trabalhar faço como eu trabalhe e se posicione mostre sua personalidade, pois assumi sim o departamento de esporte com um comprometimento voltado para a comunidade de castilho e voce deve ter visto o quanto é gratificante uma comunidade em uma parcela siginificante que me conhece e reconhece que posso trabalhar em pró do esporte castilhense mas, como voce sabe tudo O que faria se estivesse em meu lugar com uma competiçao importante como é os JOGOS REGIONAIS e alguns campeonatos em que o municipio esta inscrito e se nao participar poderá ser punido com a suspensão por até dois anos, devo aderir o movimento e deixar de atender os jovens que sonham com dias melhores em suas vidas? os treinamentos ja começaram tarde e agora interrompo e digo o que para estes jovens? E para a populaçao que frequenta a academia publica e necessita de atividade para dar manutençao em sua saúde, devo interromper também? Falar é facil cuide da sua vida me deixe em paz nao te conheço e nem quero te conhecer pois voce só se fortalece no aninimato. Viva sua vida na paz. agora se voce tem algum problema pessoal comigo vem falar comigo para resolvermos em um diálogo.Anonimo....

      Professor Toninho

      Excluir
  5. O que mais me enoja é ver os professorezinhos, que até perderam o cargo de comissão por apoiá-lo, fazendo greve. Acordem, vocês colocaram ele lá; vocês o elegeram. Agora aguenta!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. e a greve continua.... vamos lá amigos, comecem a pegar seus lixos e levem para o lixão, porque deste mato não vai sair coelho. A greve é justa, agora baderna é crime. Impedir que os serviços públicos sejam oferecidos por aqueles que não tem interesse em participar, é um absurdo. Muitos falam que acabou a eleição, mas candidatos que perderam a eleição estão aproveitando para fazer um palco deste evento. Tipo, eu perdi, mas estou aqui, lembre-se que os apoiei. E os churrasquinhos e a bebedeira? Isso é fazer greve? É reivindicar? Proibir que cheguem as escolas a merenda escolar, furar pneu de quem vai ser atendido em Andradina, pintar pará brisa de quem não estar participando, fogos de artifício e passeata com buzinaço, fora de hora, e ameaçar quem não quer entrar de greve !!! Quanto ao lixo, jogá-los na frente da casa do prefeito vai adiantar muito, ele vai se comover, quer isso companheiros, esqueceram que o cara é carinhoso, mas tem a mão pesada quando quer. Sentimos muito estarmos sendo representados e sabendo ainda mais que sai do nosso holerite a contribuição sindical para ser utilizada desta forma. A greve é mais que justa, será que estamos realmente sabendo reivindicar nossos direitos legalmente? Saudade dos militares!!!

    ResponderExcluir